Questões Concurso Prefeitura de Santo Antônio da Platina - PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Santo Antônio da Platina - PR

No dia 1º de abril de 2019, foi publicada, no Diário Oficial da União, a Resolução CFP nº 006, de 29 de março de 2019, que instituiu regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Conforme esse documento (Art. 12º), “o relatório multiprofissional é resultante da atuação da(o) psicóloga(o) em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos” e, na parte em que trata da estrutura (§ 1.º), o documento aponta que “o relatório multiprofissional deve apresentar, no que tange à atuação da(o) psicóloga(o), as informações da estrutura detalhada abaixo, em forma de itens ou texto corrido”, sendo composto de cinco itens. Marque a alternativa que indica CORRETAMENTE esses cinco itens.

Apesar de haver um maior número de profissionais na área hospitalar, ainda persiste uma série de dificuldades. A própria inserção da(o) psicóloga(o) na unidade institucional é uma delas. Outra dificuldade ainda é a deficiência do instrumental teórico necessário para atuação nessa área específica desde a formação universitária. Até agora, muitas universidades não têm em sua grade curricular a Psicologia Hospitalar. Com a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia, aprovada em 2004, e com a publicação da Resolução do Conselho Nacional de Saúde, nº 597, de 13 de setembro de 2018, acredita-se que gradativamente esse cenário se modificará. Atualmente, muitos hospitais dão preferência a contratar psicólogas(os) que tenham o curso de especialização em Psicologia Hospitalar, inclusive, há hospitais que ministram cursos de aprimoramento ou de especialização, que, além de proporcionar formação teórica, oferecem ao aluno(a) a prática da profissão concomitantemente ao curso. A postura da(o) psicóloga(o) também é importante para a sua inserção no hospital, sendo que ele(a) deve ser um(a) profissional amplo no sentido da palavra. Com base nesse fragmento de texto, marque a opção que NÃO condiz com essa postura e que NÃO se caracteriza como uma atribuição da(o) Psicóloga(o) Hospitalar. 

Segundo Robbins (2005, p. 143), “os estudos de Maslow, McGregor e Herzberg abordaram a importância de se entender o próprio trabalho como uma possível fonte de motivação. Pesquisas recentes em planejamento do trabalho oferecem evidências ainda mais fortes de que a maneira como os elementos do trabalho são organizados pode aumentar ou reduzir a motivação”. Essas pesquisas também trazem observações detalhadas sobre o que são esses elementos. O modelo de características do trabalho propõe que todo tipo de trabalho ou função pode ser descrito em termos de cinco dimensões essenciais:

Segundo Paul Spector (2002), motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Motivação envolve direção, intensidade e persistência de um comportamento, ou seja: Direção: escolha de comportamentos específicos entre uma série de comportamentos possíveis. Por exemplo: um trabalhador pode decidir ir trabalhar, em vez de telefonar alegando que está doente e ficar assistindo televisão. Intensidade: esforço que uma pessoa gasta na realização de uma tarefa. Por exemplo: um trabalhador que precisa fazer um levantamento de estoque pode empenhar um grande esforço para realizar a tarefa em pouco tempo e corretamente, ou não querer se esforçar, fazendo a empreitada vagarosamente. Persistência: empenho contínuo e engajado no desempenho de determinado tipo de comportamento ao longo do tempo. A partir dessa compreensão do conceito de motivação, responda como se configura o modelo clássico de motivação (modelo homeostático) proposto por Robbins (2004, p. 46). 

A Psicologia dos Fatores Humanos é uma especialidade da Psicologia Organizacional, na interface com a Engenharia, que estuda meios de aprimorar o desenho e as funções das máquinas e o ambiente de trabalho para melhor atender às necessidades das pessoas. Entre as contribuições de Frank Gilbreth, está o clássico estudo do assentamento de tijolos. Ele observou que, na construção de uma parede, os pedreiros eram forçados a agachar centenas de vezes por dia para apanhar os tijolos. Resolveu elevar os tijolos ao nível das mãos do pedreiro para que ele não tivesse que se agachar. Somente essa mudança aumentou a produtividade em 200%. Dos estudos desenvolvidos pelo casal Gilbreth, os mais relevantes foram:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis