Questões Concurso Prefeitura de Porto Amazonas - PR

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A atitude de tomar dois ou três banhos diariamente NÃO evita:

Todos os elementos a seguir podem ser fixados no acabamento de obras com o auxílio do parafuso que aparece na imagem a seguir, denominado castelo, EXCETO:

Imagem associada para resolução da questão

Todas as ferramentas a seguir têm utilidade quando da limpeza de um terreno onde será edificada uma nova escola, EXCETO:

Sobre o papel das brincadeiras, leia as alternativas e aponte qual delas está incorreta:

I - Para Vygotsky (1991), o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato.
II - Freire diz que o jogo e a brincadeira são condições para o aprendizado da criança que desde cedo aprende a ler o mundo, condição esta, para a produção do conhecimento e que, isso se impõe como necessidade.
III - Os resultados revelam que a brincadeira de faz de conta de papéis sociais não possibilita efeitos educativos que exercem influência sobre o desenvolvimento da personalidade das crianças que, ao brincarem, não necessariamente representam as regras, conteúdos e temas advindos das relações sociais.
IV - Segundo Piaget, é no brincar que a criança desenvolve o cognitivo. Já Wallon, aborda a importância da afetividade no desenvolvimento da criança. E por fim Kishimoto, que aborda o brincar contribui para a aprendizagem espontânea da criança.

A Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional. Leia na sequência as assertivas e aponte quais fazem parte da sua nova redação:

“Art. 4º”

I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola. b) ensino fundamental. c) ensino médio.
II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
IV - acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.

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