Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

#Questão 167409 - Pedagogia, Geral, CONSULPLAN, 2013, Prefeitura de Natal - RN, Professor do Ensino Fundamental

“Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação.” Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente

A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.

( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.

( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.

( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.

( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.

( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.

A sequência está correta em

O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade. Considerando o tema gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Atuar no sentido de uma proposta de gestão democrática implica a mudança de comportamentos e ações desenvolvidas no interior da escola.

( ) A concretização de uma cultura diferenciada, adequada à proposta da gestão democrática, recoloca atores, autores e cenário em um movimento que dará origem a um novo quadro de gestão.

( ) A estruturação do quadro de gestão democrática depende fundamentalmente de uma construção coletiva, gerada e fortalecida pela equipe envolvida no processo – equipe que se constitui de todos os segmentos atuantes no trabalho educativo.

( ) O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade.

( ) Para a implantação efetiva de um processo de gestão democrática é necessário formalizar ações determinadas pelos gestores, no sentido de mostrar a sua autonomia e o seu poder sobre os demais.

( ) Numa proposta de gestão democrática, a escola deve buscar sua autonomia – liberdade para decidir de acordo com os interesses da comunidade e necessidades do contexto –, pois ela é independente para tomar suas decisões de forma isolada do sistema no qual está inserida.

A sequência está correta em

O conteúdo serve de base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes. É através dos conteúdos curriculares que são alcançados os objetivos estabelecidos para o processo educacional. Ao organizar os conteúdos para desenvolvê-los na sala de aula, cabe ao professor

I. considerar o nível de desenvolvimento dos alunos, considerando suas estruturas cognitivas e as aprendizagens anteriores;

II. partir de situações-problema vinculadas à realidade do aluno;

III. fazer a relação dos novos conteúdos transmitidos com os conhecimentos e as experiências anteriores dos alunos;

IV. sistematizar as ideias principais, dando condições para que os alunos possam organizar e aplicar os conhecimentos assimilados.

Estão corretas as afirmativas

A organização dos conteúdos em relação a projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas ou para a produção de algo específico. Assim, considerando a ação pedagógica e o trabalho com projetos, analise.

I. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados de acordo com uma ou mais questões.

II. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto, buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pelas diversas áreas para dar um sentido amplo à questão.

III. O professor deve planejar uma série de atividades organizadas e direcionadas para a meta pré-estabelecida, de forma que, ao realizá-la, os alunos tomem, coletivamente, decisões sobre o desenvolvimento do trabalho.

IV. A organização das etapas do projeto deverá ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar dentro do tempo e do espaço que se dispõe.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis