Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Umas das habilidades previstas para o componente curricular Arte no Ensino Fundamental é analisar e valorizar o patrimônio cultural de diversas culturas, especialmente, a cultura brasileira. Para o desenvolvimento desta habilidade uma das possibilidades está no acesso às expressões de matrizes indígenas.
São expressões brasileiras de matrizes indígenas:

A difusão da arte tem sido acentuada pela ampliação do acesso às informações veiculadas nas redes sociais. Na faixa etária concernente aos estudantes do Ensino Fundamental, já é possível perceber a repercussão dessa situação no que se refere à dança, visto as múltiplas coreografias que se replicam em redes sociais como TikTok, Instagram e outras, e que passam a fazer parte das culturas infantis e juvenis. Sobre a relação dos estudantes com tais conteúdos, há várias opiniões. No que tange à BNCC, essa situação é abordada pelo componente curricular Arte. Espera-se que o estudante do Ensino Fundamental seja capaz de 

Uma das dimensões do conhecimento abordadas no componente curricular Arte pela BNCC diz respeito à experiência sensível dos sujeitos em suas relações com o movimento, as imagens, o som, o espaço e os diferentes materiais que compõem as obras de arte. Nela, o corpo é o protagonista da experiência, e reconhece a si mesmo na sua relação com o outro e o mundo. Caracterizada pela articulação entre sensibilidade e percepção, esta dimensão é denominada de

O professor de Arte organizou uma apreciação estética de dois grupos de dança. Um deles do próprio bairro, com uma apresentação realizada na escola. A outra apreciação ocorreu por uma projeção de um vídeo disponível no YouTube, de um grupo estrangeiro. Após uma aula dialogada sobre os perfis estéticos e históricos dos grupos, os estudantes foram incentivados a observar como as coreografias apreciadas abordavam o tempo e o espaço, bem como as diferenças e semelhanças entre os elementos da cena, conteúdos que já haviam sido trabalhados em aulas anteriores. Após apreciação, os estudantes foram incentivados a dar início a um processo de composição coreográfica com foco na exploração do espaço e do tempo em seus próprios corpos, para, posteriormente, ser apresentada na festa de final de ano da escola.
O professor tratou de várias ações previstas para a abordagem da dança no Ensino Fundamental — Anos Finais como: experimentar e analisar os fatores do movimento, analisar diferentes formas de encenação e elementos cênicos, e vivenciar procedimentos de criação do movimento para a construção de repertórios próprios. Essas ações, no texto da BNCC são referenciadas como

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), algumas linguagens artísticas são abordadas no componente curricular Arte como unidades temáticas. O documento enfatiza a importância de considerar, no ensino, a articulação entre essas linguagens, como também o diálogo com outras formas estéticas não mencionadas, uma vez que nossa experiência com as linguagens artísticas não acontece de forma isolada. Com base nesse entendimento, a BNCC estabelece como unidades temáticas do componente curricular Arte:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis