Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Natal - RN

 As migrações em busca de trabalho no Brasil foram uma realidade durante o século XX, especialmente, devido à estagnação econômica e às constantes secas. Entre as décadas de 1960 e 1980, São Paulo e Rio de Janeiro eram os principais destinos dos migrantes nordestinos devido aos seus atrativos em termos de oferta de trabalho. Levando em consideração as migrações na segunda metade do vigésimo século, analise as afirmações abaixo.


I ao chegar nas grandes cidades, a principal dificuldade para os migrantes era a moradia, que carecia de movimentos sociais da habitação.
II os movimentos internos de migração foram estimulados pela crescente industrialização do pós-guerra e pela redução das fronteiras agrárias.
III o aumento vertiginoso das periferias nas regiões urbanas foi provocada pelos migrantes internos que procuravam lugares acessíveis para morar.
IV houve a melhoria dos sistema de transporte — ferroviários e de ônibus urbanos —, que forneciam transporte público a essa força de trabalho, com empregos nas áreas periféricas das metrópoles.


Das afirmativas, estão corretas 

Conforme o escritor árabe Ibn Batuta, em meados do século XIV, o rei do Mali, pela manhã, comemorou a data islâmica do fim do Ramadã e, à tarde, presenciou um ritual da religião tradicional realizado por trovadores com máscaras de aves (Mattos, 2007, p. 18). Nesse cenário, entende-se que

Leia o texto abaixo.


Brasileiros! Está proclamada a República! Povo, Exército e Armada, na mais patriótica e sublime confraternização, sacodem o jugo vergonhoso do Império e firmam os seus foros de cidadãos. Purificou-se, enfim, o Continente Novo!
[...]

Viva a República! Viva a Pátria brasileira! Viva o povo norte-rio-grandense! Viva o governo provisório!

O entusiasmo é uma emoção possível de ser observada na Proclamação da República ao povo do Rio Grande do Norte. Tinha início a mudança de governo, sem a participação popular, tanto em nível nacional quanto local. Na cidade do Natal, no dia 17 de novembro de 1889, foi aclamado presidente 

Leia o texto abaixo.


“[...] as instituições públicas, privadas e da sociedade civil definem, regulamentam e transmitem um modo de funcionamento que torna homogêneo e uniforme não só processos, ferramentas, sistema de valores, mas também o perfil de seus empregados e lideranças, majoritariamente masculino e branco. Essa tramitação atravessa gerações e altera pouco a hierarquia das relações de dominação ali incrustadas. Esse fenômeno tem um nome, branquitude, e sua perpetuação no tempo se deve a um pacto de cumplicidade não verbalizado entre pessoas brancas que visam manter seus privilégios. E claro que elas competem entre si, mas é uma competição entre ‘iguais’” (Bento, 2022, p. 18).


A partir do texto, é possível o entendimento de que o “pacto da branquitude” 

Analise o seguinte trecho:

“O Grupo Habeas Corpus Potiguar – GHAP foi constituído legalmente em 15 de dezembro de 1992, para fins de coordenação, estudo, proteção, luta, reivindicação e representação legal dos homossexuais no estado do Rio Grande do Norte. Como entidade de representação social e política deste setor, o Habeas Corpus convida a sociedade sensível, trabalhadora e culta a se engajar na luta pela construção de um mundo mais justo, mais fraterno e mais humano, onde não haja mais lugar para a ignorância, a prepotência e o autoritarismo, onde se possa transformar [...] preconceito em liberdade” (Nós Por Exemplo, jan. 1994).

O Grupo Habeas Corpus Potiguar nasceu como uma instituição sem fins lucrativos que lutou em defesa dos direitos e cidadania da população LGBTQIAPN+. Seu convite, publicado no jornal Nós Por Exemplo e direcionado à sociedade potiguar, convidava a observar 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis