Questões Concurso Prefeitura de Maricá - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Maricá - RJ

O exame físico de um paciente com queixas compatíveis com o diagnóstico de Proctalgia Fugaz Idiopática geralmente é inconclusivo. Contudo, é possível identificar, em alguns pacientes:

Paciente masculino, 65 anos de idade, apresenta quadro de dor abdominal, febre, hematoquezia e leucocitose no pós-operatório de By-pass aorto-bifemural para tratamento de aneurisma do segmento infra-renal da aorta. Com o objetivo de avaliar a extensão do comprometimento trans-mural da parede do segmento do cólon atingido pela isquemia, qual dos exames abaixo relacionados é o indicado?

Um paciente masculino com 42 anos de idade faz uso de modo irregular de anti-retrovirais para tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Refere o aparecimento de diarréia há dois meses acompanhada por episódios de febre e por perda ponderal. Na investigação diagnóstica a contagem de CD4 era de 97 células/mm3; realizou ainda colonoscopia que revelou vasculite e úlceras sem exudato predominantemente no ceco e cólon direito. O estudo histopatológico das biópsias obtidas durante o exame mostrou a presença de infiltrado inflamatório da mucosa do cólon com presença de linfócitos, leucócitos polimorfonucleares e alguns histiócitos, além de inclusões celulares com aspecto em olho de pássaro nos colonócitos. Nesse ínterim apresentou quadro de dor abdominal difusa de média intensidade, porém com predomínio em fossa ilíaca direita; o exame do abdome mostrava-o algo distendido, difusamente doloroso à palpação, em especial na fossa ilíaca direita, com discreta irritação peritoneal. A rotina radiológica de abdome agudo não evidenciou pneumoperitôneo. Qual a conduta terapêutica a ser adotada?

Paciente do sexo masculino, 37 anos de idade, homossexual, queixa-se de prurido anal e discreto desconforto ao evacuar. A anuscopia identifica uma úlcera anorretal, de localização anterior, com bordas elevadas e com necrose central. O exame histopatológico do material obtido por biópsia da lesão revelou intenso infiltrado linfo-plasmocitário na submucosa e na lâmina própria, acompanhado de destruição da muscularis mocosae. Qual o diagnóstico provável?

Paciente do sexo feminino, 66 anos de idade, refere o início da doença há cerca de cinco dias com dor em fossa ilíaca esquerda, de caráter contínuo, de média intensidade e que piorava com a mudança de decúbito. Entretanto, informa que há aproximadamente 30 dias vem apresentando desconforto em fossa ilíaca esquerda. Evoluiu com o agravamento da dor e o aparecimento de náuseas, febre, calafrios, disúria e urgência miccional, o que a fez procurar atendimento médico. O exame revelou paciente com fácies de sofrimento agudo, algo desidratada, taquicárdica (104 bpm) e febril (38,2°C). A palpação do quadrante inferior esquerdo revela dor intensa com sinais de irritação peritoneal além da presença de tumor de limites mal definidos em fossa ilíaca esquerda. O toque retal identifica abaulamento doloroso da parede anterior do reto. Realizou tomografia computadorizada que evidenciou abscesso pericólico de aproximadamente 10 cm de diâmetro, localizado em fossa ilíaca esquerda. Qual o tratamento preferencial para a paciente em questão?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis