Questões Concurso Prefeitura de Maricá - RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Maricá - RJ

 

A compreensão de um texto pode depender de diversos fatores, como, por exemplo, a compreensão de mundo que o leitor possui e a compreensão que ele tem do contexto em que se insere o que é dito/enunciado. Entre esses fatores estão a coesão e a coerência do próprio texto que se lê. Assim se explica que, em muitos casos, entende-se o sentido de certos textos, ou aspetos centrais de sua mensagem, sem que, por isso, se possa dizer que eles são claros, ou que não são ambígüos. Por exemplo, a hipotética notícia de que "O guarda prendeu o ladrão em casa" pode ser suficientemente compreensível para quem possui um certo conhecimento da situação em pauta, mas, verbalmente, continua sendo imprecisa, oferecendo, em si mesma, possibilidades contraditórias de compreensão.

Em face dessas considerações, leia o seguinte pequeno texto, presente, hoje, em maços de cigarros largamente comercializados:

"Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo destas substâncias.

" Com base em sua análise textual e na correta avaliação da coesão e da coerência do texto em si, indique a alternativa em que se faz uma afirmação INCORRETA, ou seja, que o próprio texto escrito não autoriza. Note que não se trata de seus conhecimentos sobre o tema, nem, muito, menos, de sua opinião, mas de idéias expressas ou não pelo texto em questão.

 

Ao texto apresentado, NÃO se aplica a seguinte afirmativa:

 

"(...) o coração da cardiologista Rosa Célia Barbosa (...) já bate por outro sonho."

"Há uma fila imensa de criancinhas cardiopatas e muitas vão embora, pois os coraçõezinhos não suportam a longa espera."

"Sem muita briga, porque criança não suporta briga. O coração da criança quer amor."

Das alternativas a seguir, indique a que contém o comentário EQUIVOCADO, ou mais IMPRÓPRIO, em relação a um ou a mais de um dos trechos acima destacados:

 

"A vida inteira que podia ter sido e que não foi."

"A única coisa a fazer é tocar um tango argentino."

Assinale o comentário possível como compreensão PERTINENTE do poema citado e, em especial, como compreensão das relações entre as idéias expressas pelos dois versos acima destacados.

 

Esta e outras questões desta prova de português envolvem aquilo que, genericamente, é chamado de interpretação de textos. Mas atenção: tais questões são também, ou principalmente, questões de compreensão de textos. Note que se, por um lado, cada leitor pode reivindicar que faz uma "interpretação" aceitável de determinado texto (especialmente do texto literário), por outro lado, há afirmações, ou opiniões, que, em um estado democrático, somos livres para proferir sobre um texto, mas que não são pertinentes a partir dos elementos que, nele, objetivamente encontramos. Esse tipo de opinião, provavelmente, não vem ao caso nesta prova. Assim, é certo que o leitor não pode prescindir de seu conhecimento de mundo, nem pode se impedir de formar opinião, mas é fundamental a capacidade de bem correlacionar as idéias patenteadas no texto, subordinando-se ao seu nexo interno. Posto isso, leia, a seguir, o enunciado da QUESTÃO N° 1: Reconheça as quatro estrofes do poema citado: a primeira vai do 1° verso ao 3°; a segunda consiste no 4° verso; a terceira vai do 5° verso ao 7°; a quarta consiste nos três últimos versos. Compreenda-as à luz do texto como um todo e correlacione-as com seu conhecimento de mundo. Recorra, também, a seu domínio vocabular, cônscio de que uma competência lingüística específica depende, dentre outros fatores, do conhecimento das acepçôes mais técnicas, ou menos técnicas, de um certo universo de palavras. Claro está que esta é uma prova de português, de nível superior. Considere que, no âmbito da possibilidade, que o texto literário possui, de abordar qualquer tema ou situação de vida, o texto reproduzido (Pneumotórax, de Manuel Bandeira) evoca uma situação de doença, ainda que nele você possa identificar outros aspectos.

Em face disso, é CORRETO, ou mais correto dizer, das estrofes do texto, respectivamente, que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis