Questões Concurso Prefeitura de Juiz de Fora - MG

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Considerando que ao longo do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tanto já se construiu e, sinalizando as contribuições de Paulo Freire – herança, princípios políticos e pedagógicos que podem guiar as práticas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as afirmativas a seguir.


I. Não se faz EJA pensando na formação e ampliação cultural dos sujeitos.


II. Não se faz EJA próxima da realidade de vida e de mundo dos educandos (ser no mundo e do mundo).


III. Não se pensa EJA apenas ou centrado no “b a ba”; se pensa EJA da alfabetização à conscientização; se pensa EJA como formação humana.


IV. Não se pode pensar EJA sem oportunizar o protagonismo dos sujeitos, sem pensar a modalidade como particularidade específica, com suas cores e notas para ser uma educação autêntica.


Está correto o que se afirma apenas em

Analise as situações hipotéticas a seguir.


I. Colégio Alternativo: baseia-se na concepção de ensino em que o conhecimento é resultado direto da experiência.


II. Escola Decolar: fundamenta-se em uma educação que ultrapassa a formação dos conceitos, levando o aluno a refletir sobre o seu papel na sociedade dentro da sala de aula, para que ele possa, nessa relação teórica e prática, encontrar novas maneiras de atuar no contexto em que vive.


III. Colégio Dinâmico: norteia-se nas relações interpessoais e no crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.


IV. Escola do Futuro: o professor lança desafios para que o aluno passe por um processo de construção do conhecimento, no qual a assimilação de novas informações leve a uma reorganização interna das informações anteriormente assimiladas, alterando suas estruturas de raciocínio, envolvendo desequilíbrios e novas equilibrações em patamares cada vez mais avançados.


As concepções de ensino correspondentes, respectivamente, a cada situação hipotética são: 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e a brincadeira, indicando que não se pode pensar no brincar sem as interações. O brincar com outras crianças garante: 

A documentação pedagógica cumpre o papel de uma outra forma de organização do trabalho pedagógico: menos formal, não linear, mais interativa. No livro “Documentação Pedagógica: teoria e prática”, a documentação pedagógica é apresentada como um processo que inclui, EXCETO:

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a leitura em voz alta feita pelo professor é muito significativa para as crianças. Considerando que existe diferença entre a leitura em voz alta e a contação de histórias, assinale a afirmativa correta.

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