Questões Concurso Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP

#Questão 1116309 - Pedagogia, Educação Infantil, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Infantil (PTEI) - Concurso Anulado

Adriana Friedman, em sua obra A vez e a voz das crianças, no item “Autoria, protagonismo e participação infantil”, faz a seguinte afirmação: “Crianças são protagonistas, atores sociais e autoras das próprias vidas.” Nesse sentido, a autora defende a importância de os adultos abrirem espaços de escuta para promover abordagens participativas na Educação Infantil. Com base nas ideias da autora sobre a participação das crianças, está correto o que se afirma em:

#Questão 1116310 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Infantil (PTEI) - Concurso Anulado

“Refere-se às decisões que adultos tomam para as crianças e por elas, em geral sem consultá-las, sem lhes dar voz ou sem criar espaços de escuta. Essa postura precisa ser repensada em contextos educacionais e sociais nos quais crianças crescem e convivem entre elas e com jovens e adultos.” (In: FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças - Os essenciais da infância: para início de conversa).

No trecho acima, a autora aborda o conceito de: 

#Questão 1116311 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Especial (PTEE) - Concurso Anulado

“A exclusão na avaliação é também observada nos tipos de instrumento utilizados – que, muitas vezes, não atendem às etapas do desenvolvimento ou às competências dos alunos.” (In: RAMOS, R. Inclusão na Prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 2. ed. São Paulo: Summus, 2010).
Com base no trecho citado e nas ideias da autora sobre a avaliação na educação inclusiva, analise cada uma das afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) A avaliação inclusiva deve ser contínua, considerando o processo de aprendizagem dos alunos e a subjetividade envolvida, ao invés de limitar-se a instrumentos padronizados.
( ) Provas aplicadas de forma rígida e padronizada a alunos dos anos iniciais favorecem um desenvolvimento cognitivo lúdico e prazeroso, alinhado às necessidades de cada criança.
( ) Uma avaliação que considera critérios múltiplos e não é punitiva cria subsídios para intervenções pedagógicas tanto na aprendizagem dos alunos quanto no trabalho do professor.
( ) A cobrança como um fim em si mesma nas avaliações realizadas em momentos previamente definidos é essencial para promover a igualdade de condições e assegurar que todos sejam avaliados de forma justa.

A sequência correta é: 

#Questão 1116312 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IGDRH, 2025, Prefeitura de Itaquaquecetuba - SP, Professor Titular de Educação Especial (PTEE) - Concurso Anulado

"O professor de 'ontem' é muito diferente do professor de 'hoje' quanto às exigências que lhe eram e são feitas. O antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo suas competências de ensinar dissociadas de suas competências de aprender, ou seja, de sua necessidade de continuar se atualizando como profissional." (In: MACEDO, L. de. Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed Editora, 2005).

De acordo com Lino de Macedo, segundo a lógica da inclusão, espera-se que hoje o professor ensine:

De acordo com o Art. 2º da Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, só NÃO corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, o que se afirma em:

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