Questões Concurso Prefeitura de Itabira - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Itabira - MG

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), como uma conquista de cidadania na história da sociedade brasileira, pode ser considerada um avanço ao ser construído como política pública universal, como direito de todos e dever do Estado. No entanto, a partir da contrarreforma do Estado brasileiro, a proposta defendida pelo Movimento da Reforma Sanitária de universalidade fica ameaçada frente ao projeto privatista e traz implicações para a atuação do assistente social.
Nesse sentido, é correto afirmar que o projeto privatista vem requisitando ao assistente social:
I. democratização do acesso às unidades e aos serviços de saúde; II. seleção socioeconômica dos usuários; III. atuação psicossocial por meio de aconselhamento; IV. estratégias de aproximação das unidades de saúde com a realidade.

Assinale:

É a partir da dimensão teórico-metodológica que os assistentes sociais possuem fundamentos para a leitura da realidade social. Quanto mais solidificada essa dimensão, a partir do conhecimento teórico, maior é a possibilidade de mediações para a intervenção profissional.
A respeito da visita domiciliar como um dos instrumentos utilizados no exercício profissional do assistente social para leitura da realidade social na política de Assistência Social, é correto afirmar que

Ao longo dos anos, a sociedade teve grandes conquistas relacionadas aos direitos humanos. No Brasil, um grande marco no que se refere aos direitos sociais, civis e políticos foi a promulgação da Constituição Federal de 1988, que, em razão dos avanços no âmbito dos direitos humanos, foi considerada como a Constituição Cidadã.
A partir dos anos de 1990, com o avanço neoliberal no Brasil, os direitos humanos passam a ser negados, sendo substituídos pela flexibilização, privatização, resultando na desproteção social. As políticas sociais, diferente do que é preconizado na Constituição Federal, assumem características focalizadas, fragmentadas, de forma que sua efetivação seja comprometida.
A responsabilidade de enfrentamento à questão social do Estado é transferida para o Poder Judiciário, e é por meio dele que um determinado grupo da sociedade consegue acessar os seus direitos, dando início a um novo fenômeno chamado de

O exercício profissional do assistente social é permeado por normas das instituições em que está inserido e é constantemente tensionado pelas contradições inerentes da sociedade capitalista, que perpassam as classes sociais. O setor público é o setor que mais emprega assistentes sociais, e, com a reestruturação produtiva, a organização do trabalho no espaço público vem sendo perpetrado pelos métodos das empresas capitalistas, que procuram reestruturar as políticas sociais públicas.
As demandas para o Serviço Social também sofrem interferências com as mudanças ocorridas na esfera produtiva e do Estado.
Na política de Previdência Social, essas interferências se expressam

A gestão social se dá por meio das articulações entre ações de intervenção e de transformação do campo social, é um campo de atuação para o assistente social, do qual o profissional realiza um diagnóstico para atuar nas diversas expressões da questão social que são apresentadas.
O processo de administrar, gerenciar as ações sociais públicas ocorre por meio de três elementos fundamentais, que são

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis