Questões Concurso Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL

Analise as afirmativas a seguir: I. Os exercícios proprioceptivos são realizados com o objetivo de reduzir os déficits proprioceptivos que podem ser resultado de lesões ou doenças. A prescrição de exercícios deve ser individualizada de acordo com que cada indivíduo realiza no seu cotidiano, para o desenvolvimento e manutenção da saúde e aptidão ou para o tratamento de condições específicas. II. A fisioterapia auxilia a mulher a fazer melhor uso do seu corpo para facilitar o parto vaginal, além de proporcionar um parto mais participativo e humanizado, com melhores condições para que a mulher possa vivenciar a gestação de forma natural. Marque a alternativa CORRETA:

Dificuldade de aprendizagem


O primeiro estudioso a falar sobre a dificuldade de aprendizagem foi Ponce de León, na Espanha, que projetou os primeiros ensaios pedagógicos para surdo-mudo, no século XVIII, apresenta à humanidade a dactilologia, soletrar palavras utilizando as mãos, meio que este utilizou para se comunicar com sua esposa.

Quando se falava em dificuldade de aprendizagem, os primeiros estudiosos realizaram experimentos com crianças com deficiência mental ou com capacidade mental limitada. Porém, foi em 1913 que Montessori percebeu que os ensaios pedagógicos até então utilizado com crianças com deficiência poderia ser instrumento de minimização da dificuldade de aprendizagem, leitura, escrita e cálculo, também em crianças normais.

Foi ao final do século XIX e início de XX que começou a se visualizar muitas crianças em fase escolar que demonstravam dificuldade de aprendizagem. Esse número de crianças tornou-se a principal preocupação dos professores, psicólogos, médicos e famílias.

A sala de aula, local onde a aprendizagem se desenvolve por meio de métodos aplicados que estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças, é também o ambiente que aflora as dificuldades, até então latente.

Na escola, o ambiente arejado, limpo, com boa iluminação, turma com números pequenos de alunos, professores capacitados, motivados e dedicados são relevantes para o desenvolvimento cognitivo satisfatório do aluno. Como também, material didático e método pedagógico que sejam condizentes com a realidade social do aluno são fatores que diminuem a dificuldade de aprendizagem das crianças em toda fase escolar.


Por Daniella Gusmão, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/30bhXkp). Com adaptações.
Leia o texto 'Dificuldade de aprendizagem' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. As crianças que demonstravam dificuldade de aprendizagem eram objeto de preocupação dos professores, psicólogos, médicos e a família, de acordo com o texto.

II. Ponce de León, na Espanha, apresentou à humanidade a dactilologia, uma técnica para soletrar palavras utilizando as mãos, meio que o estudioso utilizou para se comunicar com sua esposa, de acordo com as informações apresentadas no texto.

III. Na escola, professores capacitados, motivados e pouco dedicados são relevantes para o desenvolvimento cognitivo e satisfatório dos alunos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir: I. O exercício terapêutico é o único recurso de cura e reabilitação do ombro após uma fratura exposta. Assim, diante de uma situação de urgência ou mesmo em caso de um acidente grave, o fisioterapeuta é o profissional que deve assumir a responsabilidade de atendimento pré-hospitalar do paciente ferido. II. Após o parto, ainda na maternidade, a fisioterapia diminui edemas, dores e auxilia na recuperação do corpo da mãe com conforto e segurança, além de orientar quanto aos cuidados com o bebê e correto aleitamento materno. Marque a alternativa CORRETA:

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de sua relação com o mundo externo e interno. Está dividida em três campos distintos:

• reeducação psicomotora – que visa a corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia;
• terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece dominante na instalação inicial do transtorno; 
• educação psicomotora – que visa a desenvolver, na criança, a capacidade de criar, resolver e adaptar as tarefas realizadas, sem usar a imposição como método de educação.

A psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, as sensóriomotoras e as psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de se expressar a partir do movimento em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. 

A interação entre técnicas fisioterápicas e a psicomotricidade pode tornar o tratamento mais efetivo e significativo tanto para o paciente como para o fisioterapeuta, uma vez que apenas a utilização das técnicas fisioterápicas não permite ao profissional a observação de alguns pontos durante a avaliação e o tratamento, tais como, os aspectos afetivo e emocional, a avaliação da imagem corporal, a percepção espacial, a espontaneidade do indivíduo durante a terapia. A negligência a esses pontos pode tornar o atendimento algo desinteressante para o paciente, dificultando sua adesão ao tratamento.

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/2YV8yO0. 
Leia o texto 'PSICOMOTRICIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Segundo o texto, a psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, as sensório-motoras e as psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de se expressar a partir do movimento em um contexto psicossocial. II. A educação psicomotora é um dos campos da psicomotricidade e visa a desenvolver, na criança, a capacidade de criar, de resolver e de adaptar as tarefas realizadas sem usar a imposição como método de educação, de acordo com o texto. III. De acordo com o texto, a psicomotricidade se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de inibir a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. Marque a alternativa CORRETA:

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de sua relação com o mundo externo e interno. Está dividida em três campos distintos:

• reeducação psicomotora – que visa a corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia;
• terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece dominante na instalação inicial do transtorno; 
• educação psicomotora – que visa a desenvolver, na criança, a capacidade de criar, resolver e adaptar as tarefas realizadas, sem usar a imposição como método de educação.

A psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, as sensóriomotoras e as psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de se expressar a partir do movimento em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. 

A interação entre técnicas fisioterápicas e a psicomotricidade pode tornar o tratamento mais efetivo e significativo tanto para o paciente como para o fisioterapeuta, uma vez que apenas a utilização das técnicas fisioterápicas não permite ao profissional a observação de alguns pontos durante a avaliação e o tratamento, tais como, os aspectos afetivo e emocional, a avaliação da imagem corporal, a percepção espacial, a espontaneidade do indivíduo durante a terapia. A negligência a esses pontos pode tornar o atendimento algo desinteressante para o paciente, dificultando sua adesão ao tratamento.

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/2YV8yO0. 
Leia o texto 'PSICOMOTRICIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. A terapia psicomotora é um dos campos da psicomotricidade e se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece inexpressiva na instalação inicial do transtorno, de acordo com o texto. II. A interação entre as técnicas fisioterápicas e a psicomotricidade torna o tratamento mais efetivo e significativo tanto para o paciente como para o fisioterapeuta, uma vez que apenas a utilização das técnicas fisioterápicas permite ao profissional a observação de todos os pontos durante a avaliação e o tratamento, de acordo com o texto. III. A reeducação psicomotora é um dos campos da psicomotricidade e visa a corrigir as alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como o equilíbrio, a coordenação e a dispraxia, de acordo com o texto. Marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis