Questões Concurso Prefeitura de Catolé do Rocha - PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Catolé do Rocha - PB

Tendo como suporte o texto que se apresenta na sequência, responda ao que se pede.

95% DOS PLANTADORES de maconha na Califórnia fecharam o ano passado com prejuízo, segundo levantamento da empresa New Leaf Data Services, que monitora o mercado da cannabis. Depois que esse estado americano legalizou o uso recreativo da erva, em 2016, houve uma corrida para explorá-la comercialmente: e, devido ao excesso de oferta, o preço do produto despencou (só em 2022, a queda foi de 35%). (BG)

Indique a alternativa em que a explicação fornecida na proposição NÃO se aplica ao recurso em foco.

Os elementos de articulação oracional orientam a construção de sentido do texto, sendo uma importante ferramenta na organização do texto argumentativo. Avalie as proposições que apresentam explicações quanto ao emprego dos elementos de conexão no fragmento da entrevista O RISCO DOS EXTREMOS, extraída de Veja (30/03/22).

Já ouvimos frases como “os seres humanos são irracionais”. Afinal, somos racionais ou irracionais? Somos racionais a respeito das necessidades práticas de nossa vida cotidiana. A maioria das pessoas consegue manter seus trabalhos, se alimentar e educar os filhos. Mas, quando se trata de crenças, digamos, cósmicas, históricas ou políticas, é aí que vemos a irracionalidade entrar em cena. Acreditamos em coisas não porque elas são verdadeiras ou falsas, mas porque elas são moralmente edificantes. Além disso, nós não somos tão racionais quanto poderíamos ou deveríamos ser. A racionalidade tende a se misturar com nosso conhecimento, nossos sensos comuns. Podemos expor áreas da irracionalidade humana se você as desafia com argumentos vindos de dados governamentais, reportagens sérias e estudos científicos.

I- O conector MAS, em sua 1ª ocorrência, viabiliza a inferência de sentido de contraste e de compensação entre as orações: há racionalidade em relação às atividades práticas; enquanto, em compensação, a irracionalidade ganha espaço em relação à tomada de posição em casos que envolvem crenças em diferentes esferas.
II- O conector MAS, em sua 2ª ocorrência, estabelece uma relação de coordenação entre duas orações subordinadas causais, expondo-as numa gradação em que a causa considerada mais forte se apresenta por último, em contraponto à primeira.
III- Os elementos TÃO ... QUANTO põem em comparação dois estados de coisas: ser racional e não ser racional; e, dada a presença do intensificador na estrutura do período, depreende-se também o sentido de proporção.

É CORRETO o que se afirma em: 

Uma conjunção pode ter o seu sentido ampliado de acordo com o contexto de ocorrência. No período abaixo transcrito, a conjunção aditiva E incorpora um valor de:
“Os últimos tempos foram vitais para alavancar a alternativa ferroviária, uma vez que, na pandemia, muita gente repensou seu estilo de vida e uma parcela acabou por abraçar um ritmo mais vagaroso”.

Analise as proposições abaixo relacionadas que tratam do modo de organização dos períodos e do uso de recursos linguísticos:

I- No sub-título, o emprego do verbo REAVIVAR no plural se justifica pela existência do sujeito composto, cujos núcleos – busca e contemplação – vêm seguidos dos complementos nominais.
II- No 3º período (L.6 e 7), a causa do encanto por viagens ferroviárias é expressa por meio de uma estrutura coordenada correlata de valor aditivo: “não só pelos cartões- postais ... mas pelos mimos...percurso”, com efeito de ênfase.
III- Em: “Um levantamento da empresa austríaca ... mostra que, de 2019, quando eles estrearam as linhas Nightjet, até 2021, o número de pessoas a bordo saltou de 1,5 milhão para 3,3 milhões”, o QUANDO assume função de pronome relativo, introduzindo uma oração adjetiva, dentro da qual tem função de adjunto adverbial de lugar.
IV- Em: “[...] o número de pessoas a bordo saltou de 1,5 milhão para 3,3 milhões, uma multidão que opta entre vinte trajetos por catorze países”, a estrutura que se apresenta após a vírgula caracteriza-se como oração adjetiva explicativa.

É CORRETO o que se afirma apenas em: 

Os termos regentes e os regidos estabelecem entre si relações de dependência sintático-semânticas, no interior das e entre as unidades morfossintáticas. Ao saber dessa relação necessária, estabeleça, no seguinte quadro, a correspondência entre os termos em destaque e a descrição da regência empregada.

( ) participou da elaboração das regras ( ) transitam pela rede ( ) dava uma garantia às empresas ( ) estava na lei

1. Regência de um constituinte locativo abstrato, encabeçado pela preposição em2. Regência de um objeto direto e de um indireto. 3. Regência de um constituinte nominal preposicionado, no qual há regência de outro constituinte nominal preposicionado.
4. Regência de um objeto indireto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis