Questões Concurso Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA

Desde a década de 1990, o Brasil vivencia um processo de contrarreforma do Estado, que impacta fortemente a Seguridade Social. É propagado o discurso de que as propostas de ajustes e de retirada dos direitos são inevitáveis e as perdas serão partilhadas por todos.
Esse discurso busca justificar

Leia o fragmento a seguir.

Na década de 1990, apesar dos vários avanços ocorridos na Política de Saúde, o Serviço Social ainda possuía uma incipiente alteração do trabalho institucional; continuava desarticulado do Movimento da Reforma Sanitária, e sem nenhuma explícita e organizada ocupação na máquina do Estado pelos setores progressistas da profissão. (Bravo, 1996).

É neste contexto que o neoliberalismo entra no país, trazendo para a Saúde dois Projetos: o da Reforma Sanitária e, o outro, privatista. Sobre o projeto privatista, de acordo com o CFESS (2010), a requisição do trabalho do Assistente Social reside em

Os debates acerca das concepções biomédica e social da deficiência são distintos e estão em disputa no âmbito da sociedade, no âmbito acadêmico e profissional, nas ações e nas lutas dos diversos segmentos que se relacionam à questão dos direitos, demandas e necessidades das Pessoas com Deficiência na contemporaneidade. O modelo social da deficiência tem como escopo a transformação das condições sociais através de políticas públicas, sendo atribuído ao Estado e à sociedade o papel de abolição das barreiras para a acessibilidade das Pessoas com Deficiência aos serviços, lugares, informações e bens necessários ao seu desenvolvimento pessoal, social, educacional e profissional.
Portanto, no modelo social da deficiência, as políticas públicas devem ser direcionadas às especificidades das Pessoas com Deficiência, em um enfoque

Viabilizando concretizar os princípios da universalidade de acesso e equidade em relação aos direitos sociais, a ação cotidiana dos assistentes sociais tem papel fundamental na construção da integralidade em saúde. Uma integralidade entendida como princípio dotado de vários sentidos que consistem tanto na abordagem do indivíduo na sua totalidade como parte de um contexto social, econômico, histórico e político, quanto na organização de práticas de saúde que integrem ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação.
Nessa perspectiva, assinale a opção que indica os dois pilares da integralidade.

Dada a natureza do trabalho coletivo em saúde, o registro objetivo no prontuário do usuário/a das ações desenvolvidas e das informações básicas acerca de aspectos relevantes da vida do usuário, é fundamental para facilitar a comunicação e o diálogo entre a equipe multiprofissional.
É necessário estar atento/a para as situações que requeiram o sigilo profissional, presente  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis