Questões Concurso Prefeitura de Borda da Mata - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Borda da Mata - MG

Pedro, 3 meses de idade, chega ao consultório acompanhado da mãe, com queixa de regurgitação frequente e às vezes volumosa. Está em aleitamento materno exclusivo, com bom ganho ponderal. Nasceu de parto normal, a termo, peso ao nascer = 3300g. Peso atual = 4700g. O diagnóstico mais provável e conduta inicial são: 

#Questão 958733 - Não definido, , BRB, 2023, Prefeitura de Borda da Mata - MG, Professor II - Educação Física

De acordo com seus conhecimentos sobre a diferença entre a abordagem tradicional e a abordagem crítico-social da Educação Física, assinale a alternativa correta:

Sobre a Idade Média, assinale a alternativa correta:

I. São marcas da Alta Idade Média, as invasões “barbaras” na Europa (notadamente os povos germânicos (ostrogodos, visigodos, vândalos, lombardos, francos e outros), a cristianização, a consolidação do feudalismo, a retração da vida urbana e do comércio em muitas regiões europeias.
II. São marcas da Baixa Idade Média, as melhorias agrícolas, o crescimento populacional, o renascimento do comércio urbano e a formação dos burgos.
III. Cruzadas foram expedições religiosas e militares, ocorridas entre os séculos XI e XIII, que visavam retomar para os cristãos a Terra Santa, que estava sob domínio islâmico.
IV. no aspecto econômico, as Cruzadas foram importantes para fortalecimento do comercio na Europa, haja vista que as expedições criaram novas oportunidades de mercado.
V. A Igreja Católica teve sua influência política e socioeconômica ampliada durante o feudalismo, porém a instituição não chegou a possuir terras durante a Idade Média.

Assinale:

Leia o texto I abaixo que serve de referência para análise da questão.

Texto I

Vale por dois

Fernando Sabino
   
   Pela manhã, ao sair de casa, olha antes à janela:
   - Estará fazendo frio ou calor?
   Veste um terno de casimira, torna a tirar, põe um de tropical. Já pronto para sair, conclui que está frio, devia ter ficado com o de casimira. Enfim... Consulta aflitivamente o céu nublado: será que vai chover?
   Volta para pegar o guarda-chuva — um homem prevenido vale por dois: pode ser que chova. Já no elevador, resolve mudar de ideia: mas também pode ser que não chova. Carregar esse trambolho! Torna a subir, larga em casa o guarda-chuva.
   Já na esquina, coça a cabeça, irresoluto: de ônibus ou de táxi? Se passar um lotação jeitoso eu tomo. Eis que aparece um: não é jeitoso. Vem em disparada, quase o atropela para deter-se ao sinal que lhe fez. Não, não entro: esse é dos doidos, que saem alucinados por aí.
   Deixa que os outros passageiros entrem — quando afinal se decide — também a entrar, é barrado pelo motorista: não tem mais lugar. De táxi, pois. Logo virá outro — pensa, irritado, e se vê de súbito entrando num lotação. Ainda bem não se sentara, já se arrependia: é um absurdo, são desvairados esses motoristas, como é que deixam gente assim tirar carteira? Assassinos — assassinos do volante. Melhor saltar aqui, logo de uma vez. Poderia esperar ainda dois ou três quarteirões, ficaria mais perto... Deu o sinal: salto aqui, decidiu-se. O lotação parou.
   - Pode tocar, foi engano — balbuciou para o motorista.
  Já de pé na calçada, vacila entre as duas ruas que se oferecem: uma, mais longa, sombreada; outra, direta, castigada pelo sol. Não iria chover, pois: sua primeira vitória neste dia.
  - Se for por esta rua, chego atrasado, mas por esta outra, com tanto calor...
  Só então se lembra que ainda não tomou café: entra no bar da esquina e senta-se a uma das mesas.
   -Um.
  O garçom lhe informa que não servem cafezinho nas mesas, só no balcão. Pensa em sair, chega mesmo a empurrar a cadeira para trás, mas reage: pois então tomaria outra coisa, ora essa. Como também pode simplesmente sair do bar sem tomar nada, não é isso mesmo?
 - Me traga uma média — ordena, com voz segura que a si mesmo espantou. Interiormente sorri de felicidade — mais um problema resolvido.
   - Simples ou com leite? Pergunta o garçom, antes de servir.
   Ele ergue os olhos aflitos para o seu algoz, e sente vontade de chorar.


(https://sos-portugues.blogspot.com/2013/04/avaliacao-de-texto-e-figuras-de.html, adaptado)


O título do texto “Vale por dois” representa, em relação ao protagonista, contextualmente, um valor semântico de:

Marque a alternativa cuja palavra indique significado incorreto segundo o contexto em que fora empregado no texto I: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis