Questões Concurso Prefeitura de Aratiba - RS

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Listagem de Questões Concurso Prefeitura de Aratiba - RS

Considerando as relações entre fonemas e suas grafias e a ocorrência dos dígrafos, analise as assertivas a seguir:

I. Em palavras como “falam”, “batem” e “alguém”, temos a presença de dígrafos nasais.
II. Nas palavras “aguado” e “aquático”, não há a presença de dígrafos, pois cada uma das letras corresponde a fonemas distintos.
III. Em todas as palavras a seguir, há a presença de dígrafos: piscina, limpo, querida.

Quais estão corretas? 

Analise o trecho a seguir do poema “Leito de folhas verdes”, de Gonçalves Dias, e analise as assertivas abaixo:

Por que tardas, Jatir, que tanto a custo À voz do meu amor moves teus passos? Da noite a viração, movendo as folhas, Já nos cimos do bosque rumoreja.
Eu, sob a copa da mangueira altiva Nosso leito gentil cobri zelosa Com mimoso tapiz de folhas brandas, Onde o frouxo luar brinca entre flores.
Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco, Já solta o bogari mais doce aroma! Como prece de amor, como estas preces, No silêncio da noite o bosque exala.
(...)

I. Nos dois últimos versos da terceira estrofe, percebe-se a presença da figura de linguagem conhecida como prosopopeia quando o eu-lírico atribui ao bosque a capacidade de exalar preces.
II. A construção do poema permite classificar seus versos como brancos e livres.
III. O eu-lírico do poema é Jatir, figura indígena criada por Gonçalves Dias ao modo da poesia romântica da primeira geração, também conhecida como indianista ou nacionalista.

Quais estão corretas?

Para responder à questão, analise o trecho a seguir:

As tecnologias digitais trouxeram grandes transformações para a educação, assim (1), modificando processos de ensino-aprendizagem que ora (2) são compreendidos como benéficos, por dinamizarem a aula e permitirem acesso mais rápido ___ diversas informações, ora (2) são interpretados como maléficos, por (3) diminuírem a capacidade dos alunos resolverem problemas, de forma analítica e autônoma. 

(Disponível em: https://eventos.congresse.me/ellin/resumos/31138.pdf?version=resended – texto adaptado especialmente para esta prova)
Considerando o trecho anterior, analise as assertivas a seguir:

I. A lacuna poderia ser preenchida por “às”, considerando-se a ocorrência da preposição “a”, regida pela forma nominal “acesso”, e de artigo definido feminino plural determinante do substantivo “informações”.
II. A lacuna poderia ser preenchida por “à”, considerando-se a ocorrência da preposição “a”, regida pela forma nominal “acesso”, e de artigo definido feminino singular determinante do substantivo “informações”.
III. A lacuna poderia ser preenchida por “a”, considerando-se a ocorrência somente da preposição “a”, regida pela forma nominal “acesso”.

Quais estão corretas? 

Para responder à questão, analise o trecho a seguir:

As tecnologias digitais trouxeram grandes transformações para a educação, assim (1), modificando processos de ensino-aprendizagem que ora (2) são compreendidos como benéficos, por dinamizarem a aula e permitirem acesso mais rápido ___ diversas informações, ora (2) são interpretados como maléficos, por (3) diminuírem a capacidade dos alunos resolverem problemas, de forma analítica e autônoma. 

(Disponível em: https://eventos.congresse.me/ellin/resumos/31138.pdf?version=resended – texto adaptado especialmente para esta prova)
Assinale a alternativa que indica a correta relação de sentido introduzida pelos elementos sublinhados e numerados no trecho anterior, respectivamente.

Entre os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo profissional de Serviço Social para emitir sua opinião técnica, há um documento caracterizado por:

 Prestar esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas.
 Poder ser emitido como a conclusão de um laudo ou como manifestação a respeito de algum aspecto constante em processo já acompanhado pelo(a) profissional.
 Em sua escrita o(a) profissional deve estar atento(a) para não entrar no mérito da decisão de competência de outros setores ou atores, situando a conclusão de seu estudo no âmbito do Serviço Social e fornecendo elementos para subsidiar a decisão dos setores solicitantes.
Apresentar uma estrutura sugerida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e composta por cabeçalho, título, contextualização, procedimentos metodológicos, desenvolvimento, conclusão, referências bibliográficas e encerramento.

As características acima definem qual instrumento?

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