Questões Concurso Polícia Civil - RR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Polícia Civil - RR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso no Fórum Mundial, propôs a formação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do Terceiro Mundo, que seria constituído pelos países do G7 e apoiado pelos grandes investidores internacionais. Para uma platéia de centenas de pessoas, Lula declarou: "Aqui em Davos convencionou-se dizer que hoje existe um único Deus: o Mercado. Mas, a liberdade de mercado pressupõe, antes de tudo, a liberdade e a segurança do cidadão. O Brasil defende o livre comércio, mas um livre comércio que se caracterize pela reciprocidade. De nada valerá o esforço exportador que venhamos a desenvolver, se os países ricos continuarem a pregar o livre comércio e a praticar o protecionismo."

Acerca do tema tratado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Em Davos, conforme o texto assinala, o presidente Lula condenou a dubiedade dos países ricos que, utilizando-se de uma retórica livre-cambista, acabam por praticar medidas protecionistas na defesa de seus interesses comerciais.

Um mundo de contrastes. Essa bem pode ser a imagem do planeta, nos dias de hoje. Ao mesmo tempo que o desenvolvimento científico e tecnológico alcança extraordinária dimensão, milhões de pessoas padecem de fome e morrem de doenças muitas vezes evitáveis. O aumento da capacidade de produção — inclusive de alimentos — não reduz a disparidade entre os que têm muito e os que nada têm. Consideráveis avanços na medicina convivem com a desnutrição e com as chamadas doenças da pobreza, que o saneamento básico conseguiria eliminar. Entra-se na era do conhecimento enquanto multidões de homens e mulheres continuam condenadas ao analfabetismo. No que se refere a esse quadro mundial, verdadeiro também para o Brasil, julgue os itens a seguir. Nos últimos anos, a Pastoral da Criança vem desenvolvendo importante trabalho para a redução da mortalidade infantil no Brasil.

Um mundo de contrastes. Essa bem pode ser a imagem do planeta, nos dias de hoje. Ao mesmo tempo que o desenvolvimento científico e tecnológico alcança extraordinária dimensão, milhões de pessoas padecem de fome e morrem de doenças muitas vezes evitáveis. O aumento da capacidade de produção — inclusive de alimentos — não reduz a disparidade entre os que têm muito e os que nada têm. Consideráveis avanços na medicina convivem com a desnutrição e com as chamadas doenças da pobreza, que o saneamento básico conseguiria eliminar. Entra-se na era do conhecimento enquanto multidões de homens e mulheres continuam condenadas ao analfabetismo. No que se refere a esse quadro mundial, verdadeiro também para o Brasil, julgue os itens a seguir. A fome no mundo, nos dias atuais, é conseqüência do aumento da população, muito maior que a capacidade de produção de alimentos.

Com base no texto acima e considerando o tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Com a chancela da ONU, os direitos humanos foram incorporados pela legislação de todos os países do mundo, cujos governos a eles foram obrigados a se submeter.

Acerca do tema tratado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Em Davos, conforme o texto assinala, o presidente Lula condenou a dubiedade dos países ricos que, utilizando-se de uma retórica livre-cambista, acabam por praticar medidas protecionistas na defesa de seus interesses comerciais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis