Questões Concurso MPE-PB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPE-PB

#Questão 950637 - Psicologia, Psicologia Social, FCC, 2023, MPE-PB, Analista Ministerial - Psicologia

De acordo com o construcionismo social, Berger e Luckmann destacam que, na socialização 

#Questão 946437 - Português, Interpretação de Textos, FCC, 2023, MPE-PB, Analista Ministerial - Psicologia

Avaliar e avaliar-se


          Avaliar é atribuir algum valor a algo ou a alguém. Nesse sentido, nossa atenção recai em geral sobre o que ou quem está sendo avaliado. Um carro, um modo de vida, um governo, uma empresa, uma pessoa – imediatamente surge logo diante de nós o objeto de uma avaliação, na iminência ou no momento mesmo de ser qualificado. Mas pensa-se pouco no sujeito da avaliação: afinal, quem está avaliando? Não é uma pergunta que costuma se antepor a um processo de avaliação – e no entanto, esta depende, fundamentalmente, dos critérios já assumidos pelo avaliador.

        De fato, avaliar supõe faixas de mensuração dos valores atribuídos, que podem ir do barato ao caro, do fácil ao difícil, do belo ao feio, do necessário ao supérfluo etc. etc. O valor pode estar num extremo ou outro, ou em algum ponto de uma tábua valorativa onde os traços são flutuantes e problemáticos. Mas essa tábua não age por si mesma, e volta-se à pergunta mais que necessária: quem elegeu, graduou e opera essa tábua?

        Ainda quando estudantes do ensino médio, foi-nos oferecida por uma professora a oportunidade de nos avaliarmos a nós mesmos. A atribuição obrigatória da nota do trabalho de cada um a cada um estaria reservada. Olhamo-nos, intrigados. À primeira vista, parecia ser aquela uma oportunidade de ouro para todo mundo se dar a nota máxima... Mas, no momento seguinte, sentimos que estávamos sendo convocados para uma tarefa superior, e nada oportunista: a de cada um revelar para si mesmo que tipo de ética havia dentro de si, que valores lhe caberia defender como verdadeiros. A professora nos oferecia, assim, um espelho crítico diante do qual podíamos fazer alguma micagem ou reconhecer e enfrentar a verdade dos nossos limites. Foi uma lição preciosa, nada fácil, aliás, de se sustentar com a honestidade que ela reclama.

(ALBUQUERQUE, Silvério. Notas de escola. Aguardando edição) 


 O autor se vale de um recurso de linguagem figurada na seguinte construção: 

#Questão 950621 - Psicologia, Qualidade de Vida, FCC, 2023, MPE-PB, Analista Ministerial - Psicologia

A meta de um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é humanizar o local de trabalho. Sobre as definições de QVT e suas estratégias, considere:

I. A proposta de Walton estabelece oito categorias que devem ser abordadas em programas de QVT, tais como condições de trabalho, compensação justa e relevância social do trabalho.
II. QVT prevê o desenvolvimento de estratégias preventivas e de criação de consciência nas pessoas e na organização sobre a importância de se prevenir acidentes.
III. Um programa de QVT pressupõe a gestão de ações que devem estar alinhadas com a estratégia e com os valores da organização. Ele tem o objetivo de promover o desenvolvimento de hábitos saudáveis em seus colaboradores.

Está correto o que se afirma APENAS em

#Questão 950638 - Psicologia, Psicoterapias, FCC, 2023, MPE-PB, Analista Ministerial - Psicologia

Na perspectiva do interacionismo simbólico

#Questão 950639 - Psicologia, Psicologia Social, FCC, 2023, MPE-PB, Analista Ministerial - Psicologia

A Psicologia sócio-histórica 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis