Listagem de Questões Concurso MEC
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando o processo histórico brasileiro, julgue os itens que se seguem.
Há nítida discordância entre os autores citados no texto quanto às origens históricas das desigualdades sociais no Brasil. Tendo seu impacto minimizado por José Murilo de Carvalho, as estruturas coloniais foram montadas, segundo Mangabeira Unger, para que o Brasil fosse desigual "desde o início".
Por "estrutura agrária oligopolizada", expressão utilizada por José Murilo de Carvalho, entende-se o processo de concentração de terras em mãos de poucos proprietários, que iniciado na colônia, atravessou a independência e se mantém, com alguma variação, ao longo do período republicano brasileiro.
Infere-se da leitura do texto que, sob o ponto de vista de Mangabeira Unger, as elites brasileiras jamais tiveram o propósito de transformar radicalmente as estruturas sobre as quais se assentou a história do país, provavelmente movidas pelo desejo de não perder privilégios e poder.
Graças aos esforços conjuntos de empresários, do poder público e de organizações não-governamentais, sobretudo daquelas ligadas ao movimento negro, o Brasil dos últimos anos deixou de conviver com uma perversa manifestação de desigualdade — para as mesmas funções, salários de trabalhadores negros e de mulheres inferiores aos pagos a brancos e a homens.
Citada por Mangabeira Unger como necessária protagonista para as transformações sociais de que o país tanto carece, a classe média brasileira tem histórica aversão à participação política. Nos últimos anos, por exemplo, eximiu-se de participar de movimentos de grande repercussão, como as Diretas-Já, o impeachment de Collor de Melo e as eleições presidenciais de 2002.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}