Listagem de Questões Concurso IBGE
Refletindo sobre a questão regional da Amazônia e o desenvolvimento do Brasil, Bertha Becker descreve a seguinte área:
"Corresponde a vastas extensões que, permanecendo à margem das grandes rodovias implantadas no passado, são comandadas ainda pelo ritmo da natureza. É imensa a sua potencialidade não só em florestas mas em disponibilidade de águas, a que se somam os recursos minerais. A sociobiodiversidade é igualmente uma grande riqueza (...) Mas são muito baixos os índices de renda per capita e de desenvolvimento humano."
BECKER, B. Amazônia. Geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004, p.155.
A área descrita pela autora corresponde à porção da Amazônia
Legal.
Central.
Oriental.
Ocidental.
Meridional.
A partir dos dados apresentados na tabela, são feitas as afirmativas a seguir.
I - No período de 2001-2004, comparado com o anterior, registra-se um aumento das experiências em orçamento participativo, no Sudeste, em parte por causa da contribuição de São Paulo, e, no Nordeste, em função parcialmente da participação de Recife.
II - Comparado aos períodos anteriores, entre 2005 e 2008, houve refluxo das iniciativas com orçamento participativo na Região Sul, em parte como decorrência da derrota dessa experiência em Porto Alegre.
III - Esse tipo de experiência de participação popular assume o papel de potencializador de políticas públicas em cidades governadas, frequentemente, por partidos de esquerda, em municípios de médio porte das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
As exportações exercem influência efetiva na geografia industrial brasileira, especialmente no Centro-Sul do País, onde se localiza um vasto Polígono Industrial. Da relação entre exportações e atividades industriais surgem algumas mudanças no Centro-Sul. Considerando as atividades industriais no Centro-Sul, analise as características a seguir.
I - Tendência à reconcentração macroespacial dessa atividade.
II - Predominância da localização dos serviços de exportação em cidades de maior porte.
III - Dinamismo regressivo das chamadas metrópoles de segundo nível, como Campinas, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.
Está(ão) correta(s) a(s) característica(s)
Pesquisa sobre a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs) divulgada pelo IBGE aponta reduções significativas, de 2007 para 2008, na extração de madeira em tora, carvão e lenha e madeira para papel e celulose, além do destaque por valor da produção de produtos como amêndoa de babaçu e cera de carnaúba.
Jornal do Brasil, 20 de novembro 2009.
O texto acima destaca um produto resultante tanto do extrativismo quanto da silvicultura, ou seja, como produto do extrativismo nos estados da região Sul, onde é também cultivado em larga escala, assim como em Mato Grosso do Sul.
O produto destacado é o(a)
eucalipto.
cacau.
palmito de açaí.
erva-mate.
fibra de piaçaba.
A complexidade do processo de urbanização no Brasil ajuda à compreensão da formação territorial do País e exige reflexões sobre as cidades-gêmeas. Acerca dessas cidades, considere as análises a seguir.
I - Trata-se de adensamentos populacionais, cortados pela linha de fronteira, seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura.
II - Não existe correspondência entre o número de cidades-gêmeas e a extensão da linha de fronteira com cada país. Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul concentram o maior número dessas cidades, por exemplo.
III - A disposição geográfica das cidades-gêmeas e o seu tamanho urbano são equivalentes, sendo essa simetria resultante da ação intencional de agentes institucionais como militares e eclesiásticos.
Está(ão) correta(s) a(s) análise(s) que se apresenta(m) em
II, e III, apenas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}