Listagem de Questões Concurso IBGE
O reconhecimento contábil de uma receita tributária (impostos) sob o enfoque patrimonial a partir da ocorrência do fato gerador tem o seguinte lançamento:
D: 4 - Caixa e equivalentes de caixa
C: 1 - VPA – Impostos
D: 1 - Caixa e equivalentes de caixa
C: 1 - Créditos tributários a receber
C: 6 - Receita realizada
D: 1 - Créditos tributários a receber
C: 6 - Receita a realizar
C: 4 - VPA – Impostos
Um determinado ente contratou uma operação de crédito autorizada no orçamento, a ser amortizada nos próximos quatro anos. O reconhecimento patrimonial no momento da contratação gera o seguinte lançamento:
D: 1 – Caixa e equivalentes de caixa
C: 4 – Receitas de capital (Operações de crédito)
C: 2 – Empréstimos de longo prazo
D: 2 – Empréstimos de longo prazo
C: 1 – Caixa e equivalentes de caixa
D: 6 – Receita a realizar
C: 6 – Receita realizada
D: 6 – Receita realizada
As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o seu resultado. Uma entidade deve reconhecer uma variação patrimonial quantitativa quando:
Nos procedimentos de levantamento patrimonial para fins de adoção das disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público/STN, é recomendável a avaliação do valor recuperável de um ativo. Nesses casos, uma perda deve ser reconhecida quando:
A depreciação é o declínio do potencial de geração de serviços por ativos de longa duração e seu reconhecimento contribui para a adequada mensuração e evidenciação patrimonial. De acordo com as disposições do MCASP/STN para reconhecimento da depreciação, é correto afirmar que:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}