Listagem de Questões Concurso HUB
O responsável técnico por desenvolvimento e manipulação de medicamentos de um laboratório preparou uma solução oral aquosa de um fármaco hipotético a 5% (p/p). Por desconhecer a solubilidade do fármaco e por saber que não se tratava de uma formulação farmacopeica, ele decidiu calcular experimentalmente. Na literatura científica, encontrou dois métodos analíticos, um por espectrofotometria no UV/Vis e outro pela utilização de um cromatógrafo a líquido de alta eficiência. O farmacêutico optou pelo primeiro método, cuja curva analítica encontrada é de y = 0,876 x + 0,002 (em que y é absorbância e x é a concentração em μg/mL). Após um excesso do fármaco (pureza > 99%) ter sido disperso em água destilada e depois de ter deixado a mistura em agitação por vinte e quatro horas, à temperatura ambiente, o responsável filtrou-a, diluiu-a 1.000 vezes em balão volumétrico e encontrou uma absorbância de 0,502.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
No que tange à vigilância de agravos, julgue os itens subsecutivos. As meningites pneumocócica e meningocócica são patologias de notificação compulsória, de acordo com o manual da ANVISA do ano de 2014.
No que tange à vigilância de agravos, julgue os itens subsecutivos. O óbito neonatal associado ao vírus zika deve ser obrigatoriamente notificado, conforme o sistema de notificação de doenças.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}