Questões Concurso HRTN/RN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso HRTN/RN

Em pacientes neurológicos graves, pode ser necessária a monitorização da pressão intracraniana (PIC).

Considere os cuidados de enfermagem na monitorização da PIC e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A PIC interfere no fluxo sanguíneo cerebral por ser um determinante da pressão de perfusão cerebral (PPC). Assim, deve ser observado, com frequência, o valor da PIC, pois sua elevação se associa aos quadros de herniação cerebral iminente ou já estabelecida.

( ) Caso seja necessária a monitorização e o registro da pressão de perfusão cerebral (PPC), e o monitor não fizer esse cálculo, basta realizar o cálculo através da fórmula PPC = Pressão Arterial Média (PAM) – PIC.

( ) Para monitorização da PIC, o cateter deve ficar na altura da linha média axilar, e todos os sistemas podem ser zerados em relação à pressão atmosférica, inclusive os com fibras ópticas.

Assinale a sequência CORRETA.

Sobre os cuidados de enfermagem em relação à monitorização não invasiva, considere as afirmativas a seguir.

I. Realizar limpeza da pele para aplicação de eletrodos e ligar os alarmes, ajustando os parâmetros de acordo com as condições clínicas do paciente, são alguns dos cuidados de enfermagem aplicados à eletrocardiografia.

II. Não é necessário utilizar manguitos de tamanho adequado à circunferência do membro para mensurar pressão arterial não invasiva (PNI).

III. Caso o paciente apresente shunt arteriovenoso, fístula arteriovenosa ou enxerto na extremidade de um membro ou ainda se tiver sido submetido à mastectomia, a colocação do manguito no membro ipsilateral deve ser evitada para não causar comprometimento circulatório.

Est(á)ão correta(s) a(s) afirmativa(s):

As lesões por pressão são causas frequentes de complicações em pacientes críticos. Tais eventos, frequentemente, aumentam o tempo de internação na unidade de terapia intensiva, podem levar a problemas mais graves para esse perfil de pacientes, como infecção de partes moles, o que pode levar a sepse. Entretanto, esse é um tipo de problema de saúde que pode ser prevenido e o enfermeiro tem papel fundamental na identificação dos fatores de risco para lesão por pressão.

Considerando os fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem para o desenvolvimento de lesão por pressão, analise as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A baixa mobilidade, elevada atividade e baixa percepção sensorial resultam no aumento da pressão e podem levar ao desenvolvimento das lesões por pressão.

( ) Os fatores intrínsecos e extrínsecos desfavoráveis aumentam a tolerância tecidual e podem aumentar o risco para lesão por pressão.

( ) A literatura estabelece como fatores de risco extrínsecos para lesão por pressão: a elevada umidade, a elevada fricção e o aumento do cisalhamento.

( ) Os fatores de risco intrínsecos para lesão por pressão são a nutrição desequilibrada – menor que as necessidades corporais –, o aumento da idade do paciente e a baixa pressão arteriolar.

Assinale a sequência CORRETA.

Sabe-se que a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Pacientes gravemente enfermos podem apresentar um maior risco para sepse, devido à doença crítica. O enfermeiro é o profissional que primeiro irá detectar sinais precoces de sepse. A atuação desse profissional é fundamental para que o paciente não evolua com choque séptico, que é um quadro muito grave.

Considerando os sinais clínicos e laboratoriais de síndrome da resposta inflamatória sistêmica, sepse, choque séptico e falência orgânica, assinale a alternativa INCORRETA.

As arritmias são distúrbios da formação e / ou da condução do impulso elétrico no coração. Esses distúrbios podem causar perturbações de frequência e / ou de ritmo cardíaco.

A arritmia mais comum em pacientes com parada cardíaca é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis