Listagem de Questões Concurso HFA
Uma menina de oito anos de idade foi levada pela mãe ao serviço ambulatorial com queixa de desinteresse por tudo, rebeldia, agressividade e dificuldade de aprendizagem (sic). Durante a primeira sessão com a psicóloga, a mãe esclareceu que a menina não fica sentada tempo suficiente para realizar nenhuma tarefa, toma brinquedos de outras crianças e age como se não escutasse ordens; quando deseja alguma coisa, é muito insistente e sempre tem argumentos pontuais para defender seus interesses. Assume compromissos com a mãe e demonstra constrangimento quando é repreendida pelo excesso de descuido, mas parece esquecer logo em seguida e volta a mostrar o mesmo comportamento. Seus trabalhos escolares são rabiscados, e muitos não são feitos ou são entregues com muitos erros. A mãe pergunta se pode haver tratamento medicamentoso para a filha.
Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Se a mãe apresentar reforçadores como atenção e elogios a cada dois minutos quando a criança estiver sentada com seu material escolar à frente, então a ordem, a qualidade e a quantidade de tarefas escolares realizadas serão superiores.
Para realizar a formulação desse caso, é desnecessária a análise funcional dos comportamentos problemáticos.
Uma entrevista estruturada com a mãe, sobre os comportamentos da criança, seria adequada para auxiliar o processo diagnóstico.
A criança deve ser encaminhada para exames laboratoriais e eletroencefalograma, a fim de se confirmar o possível diagnóstico de autismo ou de transtorno de La Tourette.
Os comportamentos descritos sugerem a possibilidade de tratamento medicamentoso, a ser definido por meio de avaliação médica.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}