Questões Concurso Hemobrás

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hemobrás

#Questão 1120588 - Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Inteligência de Mercado

A pesquisa de mercado envolve a coleta e a análise de informações sobre mercados internacionais com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para a exportação de produtos ou serviços para outros países, subsidiando o processo decisório da empresa no que se refere à identificação e à seleção do mercado-alvo. Com a pesquisa de mercado para prospectar novos mercados consumidores, a empresa pode identificar os seguintes aspectos importantes a serem considerados, EXCETO: 

#Questão 1120589 - Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Inteligência de Mercado

O marketing internacional é aquele aplicado em países fora da base de origem da empresa, com o objetivo de atrair e gerar fidelização de clientes desses países onde a empresa quer atuar. O mercado internacional favorece o prolongamento, por parte das empresas, do ciclo de vida dos produtos, de forma inteligente. Quanto às estratégias de marketing adaptadas a diferentes mercados globais, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 1120586 - Direito Empresarial (Comercial), Franquia, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Inteligência de Mercado

A internacionalização de empresas pode envolver contratos internacionais, laudos arbitrais, investimento estrangeiro, investimento por parte da empresa que busca o mercado externo e inúmeras outras situações. Portanto, trata-se de tarefa revestida de certa complexidade. Quanto ao processo de construção e manutenção de relacionamentos internacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Por meio de franchising, a empresa cede sua marca e diretrizes administrativas para uma outra empresa franqueada em troca de um determinado valor inicial e um pagamento mensal de royalties. Essa estratégia ajuda a consolidar a marca em outros países e traz diversos benefícios para ambos os empreendedores, mas é preciso garantir que o processo de transferência da cultura organizacional seja desenvolvido de uma forma sólida.
II. A joint venture é uma estratégia de internacionalização de empresas em que duas companhias realizam uma parceria para desenvolver um projeto em conjunto por tempo determinado. A principal vantagem está na contribuição do parceiro estrangeiro com imagem de marca, recursos, contatos locais e conhecimento sobre o mercado interno, o que economiza tempo com adequação e adaptação ao novo contexto.
III. Uma estratégia mais radical pode ser a aquisição total, ou parcial, de uma entidade comercial já existente em um mercado estrangeiro ou a criação de uma nova empresa para realizar atividades comerciais no exterior. A vantagem dessa estratégia é a autonomia da companhia e possibilidades ilimitadas de crescimento, já que não depende de outras organizações.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1120592 - Logística, Transporte, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Inteligência de Mercado

Em um mundo globalizado, importar e exportar é essencial para o crescimento das empresas brasileiras e para o país. Para que os produtos ultrapassem fronteiras, é crucial compreender as complexidades das etapas de importação e exportação na logística internacional. Entende-se por logística internacional o processo de implementação e controle do fluxo de bens e serviços entre diferentes países. Essa logística envolve etapas complexas, desde o momento em que o produto sai da fábrica no país de origem até sua chegada ao destino final. Dessa forma, quanto às etapas do processo de logística internacional, assinale a afirmativa INCORRETA. 

#Questão 1120587 - Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Inteligência de Mercado

Diante do processo de globalização e a força das empresas transnacionais, emergiram os processos de desverticalização (outsourcing) e de deslocalização (offshoring) produtiva. Em consequência, o processo produtivo foi reestruturado, com as etapas intermediárias de fabricação ocupando mais de dois terços do comércio internacional, ganhando mais importância que a etapa final. Esse novo modo de produzir ficou conhecido como Cadeia Global de Valor (CGV). A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/2020) reconhece que o comércio, via cadeias globais de valor, vem perdendo força desde a crise de 2008, tendência que tem se acentuado com a crise deflagrada pela pandemia do SARS-CoV-2, o que tem feito com que novas dinâmicas econômicas globais impactem o comércio internacional. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O surgimento e a aplicação de avançadas tecnologias no processo produtivo de empresas multinacionais globais remodelam as redes internacionais de produção. A consequência é o crescente processo de automação, que tem o potencial de reverter a tendência da fragmentação produtiva e reduzir a vantagem competitiva dos centros de fabricação de baixo custo nos países em desenvolvimento.
( ) Emerge uma tendência de crise na cooperação multilateral, o fortalecimento de soluções regionais e bilaterais e o crescimento de medidas de protecionismo, com a finalidade de fortalecer cadeias produtivas locais e nacionais.
( ) Busca-se a implementação de amplo leque de medidas de sustentabilidade nas operações produtivas, o que exige que as empresas, principalmente aquelas inseridas no mercado internacional, se adaptem e adotem medidas que mitiguem os impactos das mudanças climáticas.

A sequência está correta em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis