Questões Concurso FUSAM de Caçapava - SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FUSAM de Caçapava - SP

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A primavera chegou


Há um conto escandinavo, escrito por não sei quem há muitas primaveras, em que o mordomo se curva respeitosamente e anuncia à senhora condessa:

– Com a vossa permissão, a primavera chegou.
– Diga-lhe que seja bem-vinda e pode permanecer três meses em minhas terras.

Então vem o primeiro domingo da primavera. E havia um velho mendigo que tinha uma perna de pau. Suspeitava-se que em sua mocidade houvesse sido um terrível pirata; de qualquer maneira era agora apenas um velho mendigo que pedia esmola todo domingo na porta da igreja. E havia uma rica velhinha que todo domingo dava ao mendigo uma grande moeda de cobre. Naquele domingo, entretanto, por ser o primeiro da primavera, deu-lhe uma grande moeda de ouro. O mendigo sorriu e pediu licença para lhe oferecer uma bela rosa.

– Que rosa tão bela, mendigo. Onde a colheu?
– Nasceu em minha perna de pau, senhora.

Guardei apenas isso do conto escandinavo que li há muitos anos. Lembro-me ainda vagamente de um casal de namorados que sai pelo campo – e a primavera é tão linda que eles esquecem, e voltam mil anos depois, ainda primaveris, em outra primavera… Mas isso era na Escandinávia, em um daqueles países louros e frios. No Rio será que existe primavera? Proponho que ela exista; apenas o homem distraído não a vê chegar, nem a sente; nossa primavera é sutil e para entrar na cidade não pede licença ao Prefeito.

É claro que falta à nossa gente um pouco de imaginação para sentir, para viver a primavera. Essa gente que espera condução em longas, tediosas filas – por que não aproveita o tempo da espera para fazer rodas e cantar? Imagino a cidade sob esse delírio primaveril; os bondes criariam asas, guiados por condutores de grandes bigodes líricos, e esvoaçariam no céu azul; na Gávea os cavalos ficariam brincando de carrossel e as senhoras e cavalheiros correriam felizes pela pista com flores nos dentes. No cinema, Gina Lolobrigida sairia da tela e viria sentar na poltrona ao meu lado:

– Sim, é bem verdade que me amas? Ouvi o teu suspiro; vi, na penumbra, teus olhos que brilhavam. Quero ficar junto de ti. Io te voglio tanto bene!

Eu me assustaria, mostraria meus papéis, dizendo que devia haver algum engano, eu não era nenhum artista de cinema, não era nem mesmo o Aloísio Sales, era apenas um espectador, o pobre do Braga, obscuro trecho da realidade brasileira…

Mas ela recitaria:

“Comigo fica ou leva-me contigo
Dos mares à amplidão”.

Iríamos para a amplidão dos mares. E na volta tomaríamos grandes, imortais, chuveiradas. Pois na primavera (faça o que quiser a Inspetoria de Águas) na primavera todos teremos água, pois nascerão fontes líricas no metal das torneiras e de nossas banheiras saltarão peixes voadores que se porão a cantar como verdadeiros gaturamos e nós todos seremos acqua-loucos de felicidade. Primavera!


BRAGA, R. A primavera chegou. Manchete, Rio de Janeiro, 1953. Disponível em .
O tempo composto “houvesse sido”, que ocorre em “Suspeitava-se que em sua mocidade houvesse sido um terrível pirata”, combina formas verbais que correspondem, respectivamente, aos tempos: 

Os tipos de radiações ionizantes que possuem maior capacidade de penetração em tecidos biológicos são:

Numa sala de aula, há 20 alunos, sendo 12 meninas e o restante meninos. Qual a razão entre o número de meninos e meninas nesta sala? 

O gráfico abaixo mostra o consumo de um refrigerante no Brasil ao longo dos anos:



Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://super.abril.com.br/mundo

estranho/quantas-coca-colas-sao-vendidas-porsegundo-no-mundo.



Analisando o gráfico, é possível afirmar que o aumento percentual de 2002 a 2012 do consumo per capita do refrigerante foi de: 

Leia as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[...] Nenhuma instituição hospitalar pode funcionar se não houver meios de proteção para evitar efeitos nocivos à saúde dos pacientes e dos profissionais que ali atuam.
[...] A assistência ao paciente é uma atribuição específica da equipe de enfermagem.
[...] Vale salientar que todo ambiente prestador de assistência à saúde do indivíduo e da coletividade deve seguir as normas de segurança do paciente, prevenção e controle de infecções, sejam eles clínicas, laboratórios, consultórios ou hospitais.
[...] Pelo fato de ter causas específicas e que envolvem grande parte dos recursos humanos das instituições de assistência à saúde, o trabalho de controle e prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde deve ser realizado a partir da ações individualizadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis