Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF)

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Ao realizar uma ronda hospitalar em uma ala infantil, psicólogos verificaram que uma criança, de aproximadamente sete anos de idade, estava bastante apreensiva em relação ao procedimento a que seria submetida. Nessa enfermaria, havia três enfermeiras tentando retirar sangue dessa criança, que gritava muito. Uma das psicólogas aproximou-se e, com o consentimento das enfermeiras, perguntou para a criança se ela estava com medo. A criança respondeu que sim. Então a psicóloga perguntou em qual dos braços a enfermeira poderia retirar o sangue para um exame pré-cirúrgico. A criança levantou o braço esquerdo, a enfermeira conseguiu retirar o sangue, e a criança recuperou a posse do respectivo corpinho, manipulado no contexto hospitalar. A psicóloga enfatizou a importância da escolha da criança, já que ela não poderia escolher muito naquele contexto invasivo e estressante.

Considerando esse caso clínico e as emoções, os afetos, a motivação e a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens a seguir.

O papel da psicologia dentro do hospital possui, como uma das tarefas, a ronda psicológica.

Ao realizar uma ronda hospitalar em uma ala infantil, psicólogos verificaram que uma criança, de aproximadamente sete anos de idade, estava bastante apreensiva em relação ao procedimento a que seria submetida. Nessa enfermaria, havia três enfermeiras tentando retirar sangue dessa criança, que gritava muito. Uma das psicólogas aproximou-se e, com o consentimento das enfermeiras, perguntou para a criança se ela estava com medo. A criança respondeu que sim. Então a psicóloga perguntou em qual dos braços a enfermeira poderia retirar o sangue para um exame pré-cirúrgico. A criança levantou o braço esquerdo, a enfermeira conseguiu retirar o sangue, e a criança recuperou a posse do respectivo corpinho, manipulado no contexto hospitalar. A psicóloga enfatizou a importância da escolha da criança, já que ela não poderia escolher muito naquele contexto invasivo e estressante.

Considerando esse caso clínico e as emoções, os afetos, a motivação e a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens a seguir.

As enfermeiras estabeleceriam uma relação muito mais afetiva sem a intervenção da psicóloga, já que não é relevante a qualidade e o tônus emocional que acompanha uma ideia ou uma representação mental.

Ao realizar uma ronda hospitalar em uma ala infantil, psicólogos verificaram que uma criança, de aproximadamente sete anos de idade, estava bastante apreensiva em relação ao procedimento a que seria submetida. Nessa enfermaria, havia três enfermeiras tentando retirar sangue dessa criança, que gritava muito. Uma das psicólogas aproximou-se e, com o consentimento das enfermeiras, perguntou para a criança se ela estava com medo. A criança respondeu que sim. Então a psicóloga perguntou em qual dos braços a enfermeira poderia retirar o sangue para um exame pré-cirúrgico. A criança levantou o braço esquerdo, a enfermeira conseguiu retirar o sangue, e a criança recuperou a posse do respectivo corpinho, manipulado no contexto hospitalar. A psicóloga enfatizou a importância da escolha da criança, já que ela não poderia escolher muito naquele contexto invasivo e estressante.

Considerando esse caso clínico e as emoções, os afetos, a motivação e a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens a seguir.

Podem ser considerados os cinco tipos básicos de vivências afetivas: o humor ou estado de ânimo, as emoções, os sentimentos, o afeto e as paixões.

Com base no exposto e acerca dos processos psicológicos de atenção, memória, percepção, linguagem, pensamento, consciência e inteligência, julgue os itens a seguir.

A inteligência consiste em um conjunto de habilidades cognitivas do indivíduo e refere-se à capacidade de identificar e resolver problemas novos, e de reconhecer as experiências como vias resolutivas, tanto para si como para o ambiente, ou seja, representa a finalidade e o alcance dos diferentes processos intelectivos.

Com base no exposto e acerca dos processos psicológicos de atenção, memória, percepção, linguagem, pensamento, consciência e inteligência, julgue os itens a seguir.

A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar as experiências e os fatos já ocorridos. De acordo com Dalgalarrondo (2008), no campo do estudo da memória biológica e humana, distinguem-se os seguintes tipos de memórias: cognitiva ou psicológica, composta por três fases (registro, convocação e evocação); genética; imunológica; e, coletiva ou cultural.

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