Questões Concurso DFtrans/DF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso DFtrans/DF

Na seqüência dos estudos sobre a propaganda desenvolvida durante a I Guerra Mundial, vários autores, influenciados pelo positivismo e pela psicologia behaviorista, defenderam a idéia de que os meios de comunicação tinham uma influência direta sobre as pessoas e a sociedade.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

O modelo de Lasswell, maior representante do paradigma positivista mencionado no texto, constitui desdobramento da teoria hipodérmica, que, influenciada pelo behaviorismo, se baseava no pressuposto de fidelidade absoluta do jornalismo aos fatos.

Os primeiros críticos da cultura de massas atribuíram à indústria cultural a preocupação pela fruição dos sentidos e sua impossibilidade de promover um propósito emancipatório. Desde então, o trabalho com as identidades seria somente uma forma a mais de tematizar e administrar a ansiedade pelo consumo.

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

O termo indústria cultural, mencionado no texto, pode ser associado corretamente às análises da Escola de Frankfurt.

A partir do texto acima, julgue os próximos itens.

Do ponto de vista jornalístico, é correto afirmar que o trecho destacado constitui exemplo de tematização, já que extrapola o aspecto meramente informativo e factual. A tematização é explicada pela hipótese do agendamento (agenda-setting).

As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

A argumentação do texto é fundamentada nos pressupostos da espiral do silêncio, vertente teórica que explica porque, em determinadas condições, as pessoas tendem a seguir a opinião dominante (da maioria).

O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A perspectiva do newsmaking, mencionada no texto, faz parte da abordagem empírico-experimental ou da persuasão, que explica como as fontes interferem no resultado final das notícias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis