Questões Concurso CREMEPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CREMEPE

#Questão 864921 - Arquivologia, , IDIB, 2021, CREMEPE, Assistente Técnico I

Quanto à teoria das três idades, uma das mais difundidas e fundamentais da gestão arquivística, avalie as afirmativas a seguir e atribua “V” para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:
( ) A primeira idade, ou arquivos correntes, é aquela que reúne os documentos de uso frequente e que precisam estar a fácil acesso a quem deles precisar. ( ) Essa teoria propõe três estágios para os documentos em um arquivo, onde a classificação dos documentos, em cada um desses estágios, depende da recorrência de sua utilização e do seu valor (primário ou secundário). ( ) Na segunda idade, ou arquivo intermediário, o documento não é mais de uso frequente, mas, como ainda possui valor secundário, ainda é possível que ele seja consultado. ( ) A terceira fase, ou arquivo permanente, reúne os documentos que, muito embora tenham perdido seu valor administrativo, devem ser mantidos, pois ainda possuem valor histórico (informativo) ou legal (probatório). ( ) Os documentos classificados como de primeira idade possuem valor primário, enquanto os documentos de segunda e terceira idade possuem valor secundário.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

#Questão 864922 - Arquivologia, , IDIB, 2021, CREMEPE, Assistente Técnico I

Nas comunicações oficiais, os fechos servem para finalizar e arrematar o texto dos documentos, além de saudar o destinatário. Inicialmente, a Portaria nº 1, de 1937, do Ministério da Justiça, regulou 15 possibilidades de fechos para as comunicações oficiais. Entretanto, a fim de simplificá-las, a 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República, estabelece o emprego de apenas 2 fechos, sendo cada fecho adequado a destinatários de determinado nível hierárquico.
Com base no enunciado, assinale a alternativa que apresenta os dois fechos estabelecidos pela 3ª edição do referido manual, bem como apresenta corretamente os níveis hierárquicos para os quais cada fecho é direcionado.

#Questão 864923 - Redação Oficial, , IDIB, 2021, CREMEPE, Assistente Técnico I

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, na redação oficial, os pronomes de tratamento podem ser utilizados em três momentos distintos, a saber, no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Assim, ao se redigir um documento oficial, deve-se dedicar atenção não só à escolha do pronome de tratamento mais adequado a cada autoridade, mas, também, às alterações que o pronome de tratamento deve sofrer quando empregado nos diferentes momentos da redação oficial.
Com base no enunciado, assinale a alternativa que apresenta o pronome de tratamento indicado para se referir a um Senador da República, bem como as alterações corretas nesse pronome de tratamento para cada um dos três momentos distintos onde pode ser empregado na redação oficial.

De acordo com Maximiano (2000), as organizações são compostas por três grupos de componentes, sendo estes: os recursos, a organização e os objetivos. Assinale a alternativa que apresente somente componentes do grupo organização.

Considerando os diversos tipos de documentos oficiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1ª Coluna: tipos de documentos oficiais 1 Lei ordinária 2 Lei complementar 3 Lei delegada 4 Decreto 5 Portaria 6 Apostila
2ª Coluna: Descrição dos tipos de documentos oficiais ( ) É a correção de erro material que não afete a substância do ato singular de caráter pessoal e as retificações ou alterações da denominação de cargos, funções ou órgãos que tenham tido a denominação modificada em decorrência de lei ou de decreto. ( ) É ato normativo primário e contém, em regra, normas gerais e abstratas. ( ) É o ato normativo elaborado e editado pelo Presidente da República em decorrência de autorização do Poder Legislativo, expedida por meio de resolução do Congresso Nacional e dentro dos limites nela traçados. ( ) São atos administrativos de competência exclusiva do Chefe do Executivo, destinados a prover as situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito na lei. ( ) É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência. ( ) São um tipo de lei que não têm a rigidez dos preceitos constitucionais, e tampouco comportam a revogação por força de qualquer lei ordinária superveniente.
Fonte das descrições: Manual de Redação da Presidência da República, 2018.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis