Listagem de Questões Concurso CPRM
A medição de variáveis hidrológicas é imprescindível para o bom gerenciamento dos recursos hídricos. No que concerne a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.
Um método de medição de descarga consiste em dividir a seção transversal do rio em diversos elementos de área, cada um dos quais está associado a uma vertical; assim, faz-se necessário conhecer a velocidade média do escoamento em cada vertical. Se não for possível medir a velocidade em mais de um ponto da mesma vertical, utiliza-se a velocidade medida na metade da profundidade da vertical.
O ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler) — um instrumento de medição de descarga em canais abertos que faz uso do efeito Doppler para determinação da velocidade do escoamento — tem a vantagem de medir a velocidade tanto na superfície quanto ao fundo, não necessitando de nenhum método de extrapolação para determinar o perfil de velocidades na seção.
Com relação aos processos hidrológicos e respectivos modelos matemáticos, julgue os próximos itens.
De acordo com o método apresentado pelo Soil Conservation Service para determinação da chuva efetiva, as perdas iniciais equivalem a 20% da capacidade de armazenamento no solo da bacia, independentemente do tipo de solo e da vegetação da bacia. O armazenamento é estimado com base em um fator denominado CN, que varia em uma escala de 1 a 100. Para um mesmo valor de precipitação, quanto maior for o valor de CN, maior será o valor da precipitação efetiva.
Acerca do levantamento topobatimétrico, julgue os itens que se seguem.
Determinar o leito submerso de um reservatório é o objetivo único do levantamento topobatimétrico.
Em relação a ocorrências da água subterrânea, julgue os itens a seguir.
Um ponto de descarga natural de água subterrânea é sempre coincidente com a parte topograficamente mais baixa da bacia hidrográfica.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}