Questões Concurso Conselho Regional de Biblioteconomia - RS (CRB - 10ª Região/RS)

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Listagem de Questões Concurso Conselho Regional de Biblioteconomia - RS (CRB - 10ª Região/RS)

Considerando o trecho “Albert Camus, um escritor que conhecia bem a pobreza, escreveu, em O primeiro homem: ‘A pobreza e a ignorância tornavam a vida mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma’” (linhas de 19 a 22), julgue os itens a seguir no que se refere às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto.

Nesse trecho, o emprego das formas verbais no pretérito sugere que os fatos a que se faz referência ocorreram no passado; com isso, a forma verbal “conhecia” suscita a ideia de que o escritor Albert Camus já faleceu e a forma verbal “tornavam” dá a entender que a “pobreza e a ignorância” faziam (no passado, continuamente) a vida do escritor “mais difícil, mais insípida, fechada em si mesma”.

No que diz respeito aos aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue os itens de 1 a 6.

Poderia ser integrado ao texto, como parágrafo final, o seguinte trecho da obra de Petit referida no texto: A leitura é tida como “inútil”, além de ser um prazer solitário: em nossa época, enquanto lê, a pessoa se afasta do grupo, fica distante, distraída, no sentido mais forte da palavra, isolada. Esse tipo de deserção não é bem-vindo.

No que diz respeito aos aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue os itens de 1 a 6.

De acordo com o texto, o jovem Camus e outros escritores nascidos em famílias pobres sentiam-se gratos a algum professor ou a uma biblioteca pelos benefícios recebidos deles e, ao entrar em uma biblioteca, não viam as prateleiras de livros escuros, porque sabiam que, no interior daqueles livros, encontrariam múltiplos horizontes que os arrebatariam da vida estreita do bairro.

No que diz respeito aos aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue os itens de 1 a 6.

No texto, faz-se referência à existência de processos de exclusão e segregação de jovens brasileiros oriundos das classes menos favorecidas econômica e socialmente.

No que diz respeito aos aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue os itens de 1 a 6.

Construído com um único período e aberto por um verbo no gerúndio cujo sujeito é “a antropóloga Michèle Petit”, o primeiro parágrafo do texto informa sobre um estudo acerca da importância da leitura no combate aos processos de exclusão e segregação.

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