Questões Concurso CODESP/RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CODESP/RJ

Considerada prioritária no âmbito do SUS, a atenção às urgências em Saúde, orientada pela Política Nacional de Atenção às Urgências (Portaria nº 1.863/2003), fundamenta‐se nos seguintes objetivos:

I. garantir a universalidade, equidade e a integralidade no atendimento às urgências clínicas, cirúrgicas, gineco‐obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e as relacionadas às causas externas (traumatismos não intencionais, violências e suicídios);

II. qualificar a assistência e promover a capacitação continuada das equipes de saúde do SUS na atenção às urgências, em acordo com os princípios da integralidade e humanização;

III. desenvolver estratégias promocionais da qualidade de vida e saúde capazes de prevenir agravos, proteger a vida, educar para a defesa e a recuperação da saúde, protegendo e desenvolvendo a autonomia e a equidade de indivíduos e coletividades.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

“A _________________ é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Micobaterium leprae, antigamente conhecida como lepra (termo abolido no Brasil). Atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, acarretando diminuição ou ausência da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, podendo apresentar atrofia muscular e deformidades de face, mãos e pés. Tem cura, _________________ sequela, se for diagnosticada no início. O eixo principal do Programa Nacional de Controle dessa doença é a descentralização das ações de diagnóstico, tratamento e vigilância de contatos domiciliares, para todas as Unidades Básicas de Saúde, de modo a _______________ a efetividade do controle da doença.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Relacione as doenças endêmicas às respectivas características.

 

A sequência está correta em

Em relação às doenças de notificação compulsória, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São doenças ou agravos à saúde que devem ser notificados à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de controle pertinentes.

( ) As doenças que devem ser notificadas e registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) são, entre outras: aids, cólera, coqueluxe, dengue, difteria, febre tifoide, tuberculose e varíola.

( ) As ações preventivas e de controle são norteadas pelas notificações recebidas. Além disso, o acompanhamento dos casos possibilita identificar a ocorrência de surtos e epidemias.

( ) Para a vigilância das paralisias flácidas e do sarampo, é necessário, ainda, notificar a não ocorrência da doença – Notificação Negativa.

 A sequência está correta em

São situações de risco, ou seja, aquelas em que uma pessoa ou grupo de pessoas “corre perigo”, isto é, tem maior possibilidade ou chance de adoecer ou até mesmo de morrer, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis