Questões Concurso Câmara de Palmas - TO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Câmara de Palmas - TO

Sobre a interpretação do texto, leia as afirmativas.

I. O texto trata de um estilo de vida de aparências vivenciado pelos personagens.

II. O texto indica uma situação de adultério por parte da esposa e do amigo da personagem principal.

III. O texto destaca a falsidade que pode existir nas amizades.

IV. O texto apresenta o conflito do homem frente à honestidade e a sua necessidade pessoal.

Assinale a afirmativa CORRETA.

Leia o trecho a seguir.

“Mas daí a pouco tirou-a outra vez, e abriu-a, com vontade de contar o dinheiro. Contar para quê? era dele? Afinal venceu-se e contou: eram setecentos e trinta mil-réis. Honório teve um calafrio. Ninguém viu, ninguém soube; podia ser um lance da fortuna, a sua boa sorte, um anjo... Honório teve pena de não crer nos anjos... Mas por que não havia de crer neles? E voltava ao dinheiro, olhava, passava-o pelas mãos; depois, resolvia o contrário, não usar do achado, restituí-lo. Restituí-lo a quem? Tratou de ver se havia na carteira algum sinal”.

Leias as afirmativas.

I. No trecho, predominam marcas de discurso direto porque a personagem fala diretamente com o leitor.

II. Em: “Afinal venceu-se e contou: eram setecentos e trinta mil-réis”, os dois pontos são empregados para introduzir uma oração com o objetivo de esclarecer ou explicar a ideia anterior.

III. Em: “Ninguém viu, ninguém soube; podia ser um lance da fortuna, a sua boa sorte, um anjo... Honório teve pena de não crer nos anjos...”, o emprego das reticências sugere suspensão ou interrupção do pensamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Em: “Gustavo pegou dela precipitadamente, e olhou desconfiado para o amigo. Esse olhar foi para Honório como um golpe de estilete; depois de tanta luta com a necessidade, era um triste prêmio. Sorriu amargamente”, o enunciado destacado no texto se refere:

No fragmento, presente no 4° parágrafo: “Entretanto, o acesso ao mundo digital não se restringe aos benefícios da vida cotidiana, mas também abrange benefícios cognitivos”, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à informação fornecida no texto para ‘benefícios cognitivos’.

No texto de Carlos Ruas, a personagem compreendeu que colocar o “arquivo na nuvem” era ligar o computador diretamente na nuvem. Entretanto, “colocar o arquivo na nuvem” trata-se de uma metáfora, empregada pela personagem na forma literal. Nesse sentido, a personagem compreendeu a linguagem de modo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis