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Com base nos dados da tabela acima, que representa o cronograma de execução das fundações de uma edificação, julgue o seguinte item.

Tendo sido verificada, após a primeira semana de trabalho, a realização de 70% da escavação, 40% da regularização de fundo e 5% das fôrmas inicialmente programadas, observa-se que, na primeira semana, o trabalho efetivamente realizado superou em 4,5% o programado.

Com base nos dados apresentados na tabela acima, que representa o cronograma de execução dos serviços de uma edificação, julgue o próximo item.

Se, no nível mais agregado da estrutura analítica do projeto, forem medidos, até o final do quarto mês, 120% das fundações, 60% da estrutura e 25% da alvenaria, conclui-se que há atraso de mais de vinte dias no cronograma de execução da obra.

Acerca da elaboração de orçamentos para a contratação de obras e serviços de engenharia, julgue os itens a seguir. Os encargos que incidem sobre a mão de obra contratada para serviços de engenharia, também chamados de encargos sociais ou encargos de leis trabalhistas, diferem conforme o operário seja mensalista — o que atua diretamente na execução do serviço — ou horista — o que participa de atividades indiretas.

Em uma barragem, será construído um aterro compactado de 2.000.000 m3 de solos e o material para esse aterro será escavado e transportado da jazida da obra até a praça de trabalho. Há duas opções possíveis de transporte desse material, sendo uma delas o transporte por caminhões, o que requer a construção de uma estrada especial ao custo calculado, até o final da obra, de R$ 700.000,00. Estima-se que o custo de escavação, carga e transporte por caminhões será de R$ 0,85/m3, medido solto, incluindo-se todos os custos dos equipamentos e operação. A outra opção consiste no transporte por sistema de correias transportadoras, cujo custo de implantação é estimado em R$ 1.600.000,00 podendo o sistema ser vendido, após a conclusão do empreendimento, ao preço de R$ 150.000,00. O custo para a operação do sistema de correias, incluindo-se manutenção, propriedade, energia, entre outros, é calculado em R$ 0,50/m3, medido no aterro. Sabe-se ainda que a densidade do solo em questão apresenta os seguintes valores: 1,60 t/m3 (no corte), 1,20 t/m3 (solta) e 1,70 t/m3 (no aterro).

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Na construção desse aterro, a escolha errada do sistema de transporte acarretará prejuízo superior a R$ 658.000,00.

Em uma barragem, será construído um aterro compactado de 2.000.000 m3 de solos e o material para esse aterro será escavado e transportado da jazida da obra até a praça de trabalho. Há duas opções possíveis de transporte desse material, sendo uma delas o transporte por caminhões, o que requer a construção de uma estrada especial ao custo calculado, até o final da obra, de R$ 700.000,00. Estima-se que o custo de escavação, carga e transporte por caminhões será de R$ 0,85/m3, medido solto, incluindo-se todos os custos dos equipamentos e operação. A outra opção consiste no transporte por sistema de correias transportadoras, cujo custo de implantação é estimado em R$ 1.600.000,00 podendo o sistema ser vendido, após a conclusão do empreendimento, ao preço de R$ 150.000,00. O custo para a operação do sistema de correias, incluindo-se manutenção, propriedade, energia, entre outros, é calculado em R$ 0,50/m3, medido no aterro. Sabe-se ainda que a densidade do solo em questão apresenta os seguintes valores: 1,60 t/m3 (no corte), 1,20 t/m3 (solta) e 1,70 t/m3 (no aterro).

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Para a execução do referido aterro, o sistema de correias é mais econômico que o sistema de transporte por caminhões.

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