Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Vigilância Epidemiológica

A base eletrônica de indicadores construída pelo DATASUS (www.datasus.gov.br/idb) é munida de tabulador (Tabnet) que facilita o acesso aos usuários. Esse recurso não se aplica a indicadores que provêm de fontes de pesquisa, disponíveis em tabelas fixas, nem aos dados brutos que geraram os indicadores, de acesso restrito aos organizadores.

As técnicas utilizadas para a atribuição de valores numéricos ao grau de certeza de que as variáveis encontram-se associadas são eminentemente estatísticas. Apesar da relativa importância da significância epidemiológica que os dados possam ter, a certeza matemática da significância estatística básica deve prevalecer na interpretação dos dados.

Partindo da idéia básica de Swaroop & Uemura, Moraes elaborou as curvas de mortalidade proporcional, representações gráficas segundo grupos etários pré-fixados, em que o critério classificatório é dado pelo tipo de curva que nos níveis de saúde elevado apresenta-se como um J invertido.

Entre outros atributos de um indicador estão a mensurabilidade (basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir), a relevância (responder a prioridades de saúde) e a custo-efetividade (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos).

O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua confiabilidade (capacidade de medir o que se pretende) e validade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares). Em geral, a validade de um indicador é determinada por sua sensibilidade (capacidade de detectar o fenômeno analisado) e generalidade (capacidade de detectar todos os fenômenos a serem analisados).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis