A necessidade de se reduzirem as disparidades sociais e regionais existentes em nosso país por meio, entre outros, das ações e dos serviços de saúde, define-se pelo conceito de:
O Plano de Saúde consolida, em cada esfera de governo, o processo de planejamento na área da saúde, sendo um instrumento de:
A crise da Medicina Científica teve início na década de 70, devido a problemas de:
No ano de 1984, em Toronto, Canadá, surgiu a proposta de Cidades Saudáveis, cujo desenvolvimento tem a seguinte diretriz:
Antes do SUS, mais especificamente, antes da implementação da Norma Operacional Básica (SUS 01/93), não se poderia considerar que os municípios brasileiros tivessem "sistemas municipais". Os municípios tinham:
O propósito fundamental do processo de territorialização é permitir:
Os gestores estaduais e municipais devem buscar a melhor maneira de garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade do SUS, não raro com recursos escassos. Os princípios que estão diretamente relacionados são:
É forma de descentralização de recursos:
Segundo a Norma Operacional Básica (SUS/96), a condição de gestão avançada do sistema estadual tem, como requisito, dispor de:
As substâncias anabolizantes, que estão sujeitas a Receita de controle especial em duas vias, como por exemplo testosterona, estão incluídas, segundo a Portaria 344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde: