Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2010

O desafio brasileiro na saúde envolve a implementação de um sistema sanitário básico, que incorpore as regiões menos desenvolvidas do país, ao mesmo tempo em que busque prover à outra parte da população, cujos padrões de saúde são comparáveis aos de países desenvolvidos, pequenos incrementos de saúde como contrapartida de custos significativamente maiores. Julgue os próximos itens, relativos à avaliação multidisciplinar de tecnologias em saúde, tendo em vista a difícil decisão sobre quais tecnologias custear.

A revisão sistemática da literatura aos moldes da medicina baseada em evidência, complementada apenas da avaliação de custo-utilidade, é o fundamento essencial para a tomada de decisão do gestor no processo de incorporação de uma nova tecnologia.

O desenvolvimento da epidemiologia nos serviços de saúde é uma ação regimental e programática da Secretaria de Vigilância em Saúde. O objetivo principal da ação é fomentar o uso dos métodos epidemiológicos nos serviços do SUS nas áreas de vigilância, de promoção da saúde e de prevenção e controle de doenças. Com base na concepção da epidemiologia como uma ferramenta fundamental para os serviços por meio das suas grandes áreas de aplicação classicamente aceitas, julgue os itens a seguir.

A identificação de indivíduos de alto risco e programas de modificação de comportamento são insuficientes e incapazes de reduzir o risco de doença e os custos relacionados.

Dependendo do momento, no curso da doença, em que as intervenções são feitas, consideram-se três níveis de prevenção possíveis. Julgue os itens a seguir, relativos aos três níveis de prevenção, apesar da difícil unanimidade quanto a esse número.

Diagnóstico pré-sintomático e tratamento por meio de programas de rastreamento são referidos como prevenção secundária. Apesar da não prevenirem a causa de início do processo de doença, podem prevenir as sequelas permanentes.

Dependendo do momento, no curso da doença, em que as intervenções são feitas, consideram-se três níveis de prevenção possíveis. Julgue os itens a seguir, relativos aos três níveis de prevenção, apesar da difícil unanimidade quanto a esse número.

Os testes de rastreamento distinguem os indivíduos que aparentemente estão bem, mas que têm uma doença ou um fator de risco. Esse tipo de teste é parte de muitas atividades de prevenção primária e de todas as atividades de prevenção secundária.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito das políticas e sistema de saúde.

No Brasil, DCNTs são responsáveis pela maior parte dos óbitos e das despesas com assistência hospitalar no SUS, totalizando cerca de dois terços dos gastos com atenção à saúde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis