Questões sobre Parasitologia em Veterinária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Parasitologia em Veterinária

#Questão 1074252 - Veterinária, Parasitologia em Veterinária, UFSC, 2022, UFSC, 2022 - UFSC - Médico Veterinário

A ocorrência de aumento na contagem de ovos de nematódeos nas fezes de animais antes ou após a parição é especialmente relevante em ovelhas, cabras e porcas, pois levantamentos recentes apontam a hipótese de competição pelos nutrientes entre o feto, o úbere e o sistema imune. Assinale a alternativa correta com relação ao ciclo evolutivo desses parasitas.

A espécie Spirocerca lupi, quando vermes adultos têm até 8 cm de comprimento, de côr rósea, permanecendo enovelados no interior dos granulomas, se localizam e larvas produzem lesões na parede da aorta adultos e são encontrados nas lesões granulomatosas da parede do esôfago e do estômago. No seu ciclo evolutivo, o hospedeiro intermediário é um:

Relativamente às doenças de interesse em saúde pública e os vetores relacionados com sua transmissão, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Febre Amarela urbana.
2. Febre Maculosa.
3. Malária.
4. Leishmaniose.
5. Doença de Chagas.
Coluna 2
( ) Lutzomiya.
( ) Anopheles.
( ) Amblyomma cajennense.
( ) Aedes aegypti.
( ) Triatoma.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Capacitado para diagnosticar e tratar zoonoses, o médico-veterinário é um importante agente de saúde pública, principalmente pelo amplo conhecimento acerca do papel do ambiente na transmissão de doenças. Considerando essa informação, julgue o item.


A Giardia lamblia é um protozoário capaz de causar infecção no intestino delgado de humanos e animais, podendo ser transmitido por veiculação hídrica.

Os helmintos são parasitas de muita importância na medicina veterinária e podem causar impactos negativos para a saúde pública. Em relação aos helmintos, julgue o item.


O parasita do gênero Toxocara acomete carnívoros domésticos por via oral (infecção passiva) ou por via cutânea (infecção ativa), que é a via mais comum em humanos e a mais rara em cães. Nos cães, quando há infecção ativa (cutânea), as larvas migram, por meio da circulação sanguínea, para os pulmões, sobem para a orofaringe, são deglutidas e vão para o intestino delgado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis