Questões de Turismo da FUNDEP (Gestão de Concursos)

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As políticas públicas surgem como ferramenta do estado para gerir os bens públicos, a partir de ações que elabora e executa para atender aos interesses gerais da sociedade.


Em relação à Política de Turismo no Brasil, é incorreto afirmar:

De acordo com Petrocchi (2002), a análise macroambiental é um diagnóstico do sistema de turismo e está entre os primeiros passos do planejamento. Se ele falhar, os pontos eventualmente não levantados permanecerão sem solução, caso sejam impedimentos ao turismo. Se, ao contrário, forem potencialmente positivos, jamais poderão ser aproveitados.


São pontos fracos da análise macroambiental de um hipotético município brasileiro, exceto:

De acordo com Boullón (2002), ao comparar os elementos que integram a teoria do espaço turístico ao tipo de superfície que abrangem e as formas gerais que adotam, em relação às características físicas, pode-se agrupá-los em três categorias: as que abrangem superfícies relativamente grandes, as pontuais, e as que abrangem superfícies relativamente pequenas e longitudinais.


São exemplos de elementos que integram a categoria que abrange superfícies relativamente grandes, exceto:

“A percepção de uma cidade não é total e instantânea, mas se realiza no transcurso do tempo, pela soma das imagens parciais que o espaço físico transmite e que o homem registra em sucessivas vivências. Por meio de uma série de elementos formais constrói-se a imagem da paisagem urbana.”


BOULLON, Roberto. Planejamento do espaço turístico. Tradução de Josely Vianna Baptista. Bauru: EDUSC, 2002.


Segundo Boullón (2002), os espaços abertos ou cobertos de uso público, em que o turista pode entrar e percorrer livremente, são definidos como

Para que a atividade turística ocorra, é necessário que haja o deslocamento de pessoas do núcleo emissor para o núcleo receptor. Segundo Braga (2007), a pesquisa da demanda e a distinção entre os tipos de demanda são imprescindíveis na estruturação dos planos de desenvolvimento de uma destinação ou de um empreendimento turístico.


No universo da demanda turística, o conjunto de pessoas motivadas a viajar, mas que, no momento do estudo, não o fazem por motivos passageiros, é chamado de

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