Questões sobre Geral da FAUEL

Constituem patrimônio cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Sobre os bens tombados individualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – na cidade de Paranaguá / PR, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Clube Literário - O Clube Literário de Paranaguá foi fundado em 9 de agosto de 1872, teve várias sedes até chegar a atual em 1930, onde se instalou após ter sido devastado por incêndio. Por seus salões passaram Dom Pedro II e a Princesa Isabel.

  • B.

    Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Templo mais antigo construído ao sul da capitania de São Vicente, data de 1578. Em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, foi o marco central da Vila de Paranaguá.

  • C.

    Casa Cecy - Construída no final do século XIX, foi sede do clube republicano. Serviu de residência a uma das mais tradicionais famílias parnanguaras, funcionou até o ano de 1960 como “Padaria Cecy”. Adquirida e restaurada pelo poder público, abriga a Fundação Municipal de Cultura.

  • D.

    Mercado Municipal Brasílio Abud - Construído em 1982 e seu nome homenageia um antigo prefeito de Paranaguá. Possui boxes para venda de pescados, produtos hortifrutigranjeiros, além de salas para administração. Em sua entrada possui um painel do pintor Emir Roth.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O Turismo de Negócios e Eventos possui algumas características que o destaca, EXCETO:

  • A.

    Caracteriza-se como de alta rentabilidade, uma vez que o turista de negócios e eventos possui maior gasto médio que o turista de lazer, normalmente retorna mais vezes e com maior tempo de permanência no destino.

  • B.

    Oportunidade de equacionamento de períodos sazonais, proporcionando equilíbrio na relação entre oferta e demanda durante o ano, pois independe de condições climáticas e períodos de férias escolares.

  • C.

    Os eventos e atividades de negócio não funcionam como ferramenta de marketing para o destino, tendo em vista que não objetiva estimular que o turista volte para fins de lazer e divulgue-o a outras pessoas.

  • D.

    Possibilidade de interiorização da atividade turística, pois podem ser realizados em cidades menores, desde que apresentem as condições e estruturas necessárias para a realização de eventos, reuniões e visitas de negócio.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor. A respeito dos conceitos dos diferentes tipos de praia, analise as afirmações a seguir:

I - Praias Marítimas - são ambientes adjacentes ao mar e que sofrem influência das marés e das ondas. São ambientes dinâmicos em constante mudança de seus atributos físicos e biológicos.

II - Praias fluviais e lacustres - são construções similares às praias naturais à beira de lagos, represas e outros corpos de água, sendo que os procedimentos de implantação visam a dotar a área com a infraestrutura necessária ao funcionamento do empreendimento.

III - Praias artificiais - está intimamente relacionada ao transporte e tipo de sedimentos trazidos pelos rios e aos períodos de cheias e de estiagens. Com as cheias, as praias podem desaparecer e, na estiagem, podem se tornar bem extensas e propícias para o turismo, recreação e lazer.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    Apenas os itens II e III.

  • C.

    Apenas o item I.

  • D.

    Apenas o item III.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O Turismo Rural, segmento relativamente novo e em fase de expansão no Brasil, tem seu crescimento explicado por duas razões:

  • A.

    a ambição de realizar eventos de negócios para combater a sazonalidade, e a captação de investidores para os produtos e serviços relacionados ao agronegócio.

  • B.

    a necessidade de preservação e conservação dos recursos naturais, e o dever distribuir renda e possibilitar o desenvolvimento de consciência ambientalista.

  • C.

    a crise global da econômica em 2008, e a necessidade de promover eventos de maior expressão no interior como forma de fomentar investimentos do setor público nas pequenas e médias propriedades rurais.

  • D.

    a necessidade que o produtor rural tem de diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos, e a vontade dos moradores urbanos de reencontrar suas raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A identificação dos destinos indutores propostos no Plano Nacional do Turismo 2007-2010 foi realizada com base em critérios que consideraram primeiramente que:

I - Todas as unidades da Federação e suas capitais deveriam ser contempladas.

II - Cada unidade da Federação deveria ter no mínimo um e no máximo cinco destinos indutores de desenvolvimento turístico regional.

III - Os destinos indutores de desenvolvimento turístico regional deverão ser aqueles que possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados, que se caracterizam como núcleo receptor e/ou distribuidor de fluxos turísticos.

O correto está somente em:

  • A.

    Apenas os itens I e II.

  • B.

    Apenas os itens II e III.

  • C.

    Apenas os itens I, II e III.

  • D.

    Apenas os itens I e III.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O turismo acarreta impactos positivos e negativos, dependendo de como as atividades são planejadas e gerenciadas. Em geral, os impactos aparecem de acordo com a incidência do turismo e as características do local. Considerando os impactos negativos relacionados ao desenvolvimento da atividade turística, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A atividade turística auxilia na obtenção de recursos para a preservação, contribui para o aumento da consciência ambiental e para a geração de fontes de renda alternativas.

  • B.

    Os impactos negativos no ambiente não podem ser resultantes da infraestrutura, que é dispensável para a atividade; os resíduos gerados, ou mesmo, o grande número de visitantes presentes em áreas naturais não causam impacto.

  • C.

    A atividade turística contínua, e as mudanças que ocorrem a médio e longo prazo na economia e na ecologia local provocam uma série de consequências para todo o meio ambiente, através das construções e o desenvolvimento da infraestrutura, com o uso da terra de forma insustentável e o desflorestamento para as construções e instalações.

  • D.

    Os gastos que os turistas provenientes de outras regiões efetuam nestas zonas representam entradas de recursos na economia local.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A Copa do Mundo de Futebol será realizada no Brasil em 2014, e a cidade de Curitiba conquistou o direito a ser uma das 12 cidades que terá a oportunidade de sediar os jogos. Sediar megaeventos como a Copa o Mundo e as Olimpíadas representam muito mais do que eventos esportivos, e sim, uma grande oportunidade de negócios, que influenciam a socioeconomia dos lugares. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Além dos tradicionais turismo de negócios, lazer, religioso e aventura, o estado do Paraná quer aproveitar a Copa do Mundo da FIFA 2014 para atrair visitantes interessados em turismo náutico. A construção do Terminal Turístico do Porto de Paranaguá pode mudar o perfil econômico do litoral.

  • B.

    No âmbito municipal, estão previstas 15 obras em várias regiões, com a intenção de ampliar a quantidade de ciclovias, melhorar o tráfego em alguns setores e reformar ou revitalizar importantes pontos turísticos da cidade de Curitiba.

  • C.

    O plano para atender o turista não se concentra somente nas 12 cidades que devem sediar os jogos, mas sim nos principais pontos turísticos do Brasil. Em termos de qualificação profissional para atender o visitante, devem ser gastos cerca de R$ 440 milhões, com mais de 300 mil profissionais beneficiados.

  • D.

    A modernização do Porto de Paranaguá é um ponto irrelevante para os turistas que vêm para a Copa 2014, pois a expectativa é de que poucos virão via marítima. O projeto do Terminal Turístico não deve mudar o perfil econômico do litoral, tendo em vista que o foco continuará sendo a atividade portuária.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os economistas definem demanda ou procura como uma relação entre a quantidade de qualquer produto ou serviço que as pessoas têm à disposição e as condições de compra por cada preço específico. Considerando a demanda turística, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A demanda protelada refere-se àqueles que viajarão em alguma data futura.

  • B.

    A demanda potencial é formada por aquela parcela da população que não viaja por alguma razão.

  • C.

    A demanda reprimida é a demanda adiada por causa de um problema no âmbito da oferta.

  • D.

    A demanda real ou efetiva é o número real de participantes do turismo ou aqueles que estão viajando.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A diversidade de práticas de aventura que materializam o segmento do Turismo de Aventura varia sob diferentes aspectos, em função dos territórios em que são operadas, dos equipamentos, habilidades e técnicas exigidas em relação aos riscos que podem envolver e da contínua inovação tecnológica. A respeito da caracterização das diferentes práticas de aventura, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Arvorismo – técnica vertical de descida em corda. Por extensão, nomeiamse, também, as atividades de descida que utilizam essa técnica.

  • B.

    Tirolesa – deslizamento entre dois pontos afastados horizontalmente em desnível, ligados por cabo ou corda.

  • C.

    Balonismo – vôo de longa distância com o uso de aerofólio (semelhante a um pára-quedas) impulsionado pelo vento e aberto durante todo o percurso, a partir de determinado desnível.

  • D.

    Canionismo – caminhada, escalada ou ambos, praticada em ambiente de montanha.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Na confirmação da reserva, o hóspede receberá o voucher com todos os dados negociados com o Departamento de Reservas. Nesse mesmo documento as regras de cobrança de no-show devem estar muito claras e objetivas, para que o mesmo não alegue que não teve acesso a essa informação. O no-show ocorre:

  • A.

    quando o hóspede que tinha reserva confirmada e não efetuou o cancelamento dentro do prazo estipulado não comparece.

  • B.

    quando o hóspede deixa o hotel sem realizar os trâmites do check-out na recepção, deixando pendente o pagamento das despesas efetuadas.

  • C.

    quando o hóspede chega ao hotel sem reserva prévia.

  • D.

    quando o hóspede pretende deixar o hotel após o horário estabelecido para a saída.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: