Questões de Turismo do ano 2022

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Listagem de Questões de Turismo do ano 2022

Para a formulação e implementação da Política Nacional de Turismo, por meio do Plano Nacional de Turismo 2018-2022, o Ministério do Turismo definiu a sua estrutura organizativa em 5 linhas de atuação, delimitando 17 iniciativas que foram traduzidas em 44 propostas estratégicas. Sobre a estrutura do Plano Nacional de Turismo 2018-2022 (PNTur), analise as afirmativas.
I - As 5 linhas de atuação propostas pelo PNTur (2018-2022) são: 1 – Ordenamento, gestão e monitoramento; 2 – Estruturação do turismo brasileiro; 3 – Formalização e qualificação no turismo; 4 – Incentivo ao turismo responsável; 5 – Marketing e apoio à comercialização.
II - Uma das iniciativas definidas na linha de atuação referente ao “Ordenamento, gestão e monitoramento” é: “Promover a integração da produção local à cadeia produtiva do turismo e desenvolver o turismo de Base Local”.
III - Uma proposta estratégica refere-se à quitação de dívidas e à receita tributária advindas do turismo que podem ser reinvestidas nos serviços e cuidados de saúde, tendo como objetivo melhorar a saúde materna, reduzir a mortalidade infantil e prevenir doenças. IV - Uma proposta estratégica é consolidar e reposicionar a marca do Brasil em âmbito nacional e internacional até 2022, por meio da elaboração e implementação de um plano integrado de posicionamento de imagem do país.
Está correto o que se afirma em

O Plano Nacional de Turismo 2018-2022 é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo. Sobre as metas do Plano Nacional de Turismo 2018-2022, assinale a afirmativa INCORRETA.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou em maio de 2022 uma publicação oficial intitulada: “Código Internacional para a Proteção dos Turistas”. Trata-se de um marco legal internacional para assistir aos turistas internacionais e uniformizar internacionalmente os direitos de proteção aos consumidores turísticos. Marque a afirmativa que se refere às responsabilidades das autoridades públicas e prestadores de serviços turísticos.

Analisar a relação dos produtos turísticos com o mercado no qual eles estão inseridos é etapa essencial para um melhor posicionamento. Nesse sentido, considerando-se a análise do mercado turístico, um dos fundamentos do turismo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A análise de mercado é uma etapa em que se avalia apenas a região de oferta de um produto turístico. ( ) Na análise de mercado, não se deve apenas analisar a realidade atual, é preciso entender os modismos e as tendências para direcionamento das ações de mercado. ( ) A análise de mercado deve considerar não só os participantes de um mercado, mas todos os fatores que exercem influências sobre ele.

Sobre o planejamento do turismo, analisar os itens abaixo:

I. Exige a cooperação cuidadosa e a coordenação dos setores público e privado, em conjunto com a comunidade local. II. O turismo é um produto setorial composto, isso significa que seus impactos econômicos e de desenvolvimento são sentidos de forma bastante ampla na comunidade. III. O planejamento não deve ser visto como um conceito estático: com ele, deve-se tentar produzir a melhor estratégia em um mundo de influências internas e externas que estão em constante mudança. Sendo assim, um erro comum no planejamento do desenvolvimento do turismo é focar nas razões pelas quais o turismo foi selecionado como uma opção de desenvolvimento naquela região.

Está(ão) CORRETO(S):

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