Questões sobre Direção Defensiva

A ultrapassagem é uma das causas mais comuns de acidentes graves em estradas. Para evitar essa ocorrência, uma das ações defensivas a ser realizada pelo condutor do veículo que está sendo ultrapassado é

  • A.

    acionar a seta para a esquerda, indicando ao veículo que está ultrapassando que deve fazê-lo, se o desejar, pelo lado direito.

  • B.

    aumentar a velocidade do seu veículo para evitar a ultrapassagem porque, à frente, há uma curva à esquerda.

  • C.

    colaborar com o condutor do veículo que está ultrapassando, facilitando-lhe a manobra e sinalizando para ajudá-lo.

  • D.

    diminuir a distância para o veículo da frente, de modo que o condutor que está ultrapassando entenda que não vai ser possível retornar à sua pista.

  • E.

    permitir a ultrapassagem sem intervir, deixando a cargo do condutor do veículo que está ultrapassando a responsabilidade pelo resultado da ação.

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O condutor de um veículo de transporte de combustível líquido, trafegando em uma velocidade relativamente alta, para evitar uma colisão, pode ver-se diante da necessidade de frear bruscamente e, simultaneamente, desviar de um automóvel à sua frente. Essa atitude pode gerar o capotamento desse veículo porque

  • A.

    a velocidade elevada do mesmo produz alteração na corrente de ar em torno do tanque, tornando-o mais pesado e de difícil controle.

  • B.

    o movimento do líquido transportado, em combinação com seu elevado centro de gravidade, reduz a sua estabilidade.

  • C.

    esse tipo de veículo apresenta a característica de pouca dirigibilidade, com tecnologia de freios ainda pouco desenvolvida, o que os torna ineficientes.

  • D.

    o condutor tem dificuldade para manter o equilíbrio emocional em tomada de decisão, nas situações de estresse, durante a jornada de trabalho.

  • E.

    o condutor, por falha administrativa, desconhece as características da estrada por onde está transitando.

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As colisões frontais são responsáveis pela maioria das mortes em acidentes nas estradas. Entre essas colisões, as que ocorrem em pontes e curvas das rodovias podem ser evitadas observando-se corretamente as sinalizações e tomando-se atitudes como

  • A.

    trafegar em piso que esteja regular, mesmo que, para isso, seja necessário o uso do acostamento.

  • B.

    instalar um para-choque com largura suficiente para conter o veículo que ali colida.

  • C.

    manter o veículo no centro de sua faixa de rolamento, de forma a neutralizar a força centrífuga que poderia desviá-lo de sua trajetória.

  • D.

    acelerar o veículo assim que entrar numa curva à esquerda e reduzir a velocidade, caso seja à direita.

  • E.

    ultrapassar a faixa divisória da pista, de forma a facilitar o ângulo de entrada em uma curva ou ter ampla visão de uma ponte.

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Para evitar acidentes em que um veículo colide contra a traseira de outro, é necessário que o condutor à frente assuma responsabilidades com o motorista do veículo que o segue, tomando atitudes como

  • A.

    evitar perda de tempo e, após tomar a decisão de entrar à esquerda ou à direita, acionar a buzina e a seta, além de fazer sinais manuais, alterando sua trajetória de modo firme e seguro, sem redução de sua velocidade.

  • B.

    informar ao motorista que segue logo atrás que seu veículo passará para a pista da direita de forma a facilitar a manobra de entrada à esquerda numa das próximas vias transversais, sem redução de sua velocidade.

  • C.

    negociar, através de sinais com a seta do veículo, a preferência para entrar no fluxo de trânsito da rodovia, ao sair de um posto de serviços à frente do veículo que já transita na pista da direita da mesma.

  • D.

    tentar informar ao motorista que o segue a próxima ação, ligando a seta ou acionando o pedal de freio ligeiramente, um pouco antes de frear, e posicionar o veículo na pista de modo que os demais possam perceber a sua intenção.

  • E.

    variar sua velocidade de maneira uniforme, reduzindo- a tão logo resolva mudar a direção ou o sentido de sua trajetória, mantendo trajetória retilínea de forma a dar passagem aos demais motoristas daquela via.

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A fadiga é uma circunstância orgânica que potencializa a possibilidade de ocorrência de acidentes em uma viagem ou mesmo durante a jornada de trabalho no trânsito urbano. Em caso de fadiga, o condutor do veículo deve

  • A.

    abreviar a viagem aumentando a velocidade do veículo.

  • B.

    entrar em contato com sua empresa para programar uma parada.

  • C.

    fazer uma ligeira parada para tomar um cafezinho.

  • D.

    parar para dormir, evitando risco de acidentes.

  • E.

    tomar um energético para melhorar seus reflexos e evitar o sono.

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Para evitar o tombamento de um veículo de transporte de carga líquida numa curva em cima da estrada, o motorista desse veículo deve

  • A.

    acelerar, utilizando a potência máxima do motor e a velocidade do veículo.

  • B.

    atentar para os buracos, desviando deles, qualquer que seja a velocidade do veículo.

  • C.

    neutralizar a força centrífuga através do controle da velocidade do veículo.

  • D.

    frear o veículo, virando rapidamente o volante para o lado interno da curva.

  • E.

    virar o volante do veículo com movimentos sequenciais e descontínuos.

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A presença de curvas, em nível ou em rampas, em trechos em que os alinhamentos horizontais são deficientes, afeta o desempenho das vias expressas porque o(a)

  • A.

    condutor tem que usar maior potência do motor nesses trechos.

  • B.

    veículo poderá acidentar-se caso esteja com pneus gastos.

  • C.

    veículo poderá desenvolver maior velocidade em outros trechos não afetados.

  • D.

    pista torna-se escorregadia nesses trechos, principalmente à noite.

  • E.

    velocidade dos veículos tem que ser reduzida nesses trechos.

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O técnico da área de segurança, Sr. X, em uma viagem a trabalho, com passageiros que são também servidores do Tribunal Y, praticou as seguintes condutas:

I. Durante o trajeto, em condições normais da pista e do clima, manteve regularmente distância segura de dois segundos, aproximadamente, do veículo à frente.

II. Utilizou a sinalização de advertência quando parou temporariamente o seu veículo no acostamento.

III. Ao trafegar, em rodovia, sob neblina ou cerração, acendeu imediatamente a luz alta do farol e o farol de neblina disponível no veículo do Tribunal, reduziu a velocidade do veículo aumentando a distância do veículo à sua frente.

Em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e com os preceitos de Direção Defensiva, é correto o que consta em:

  • A.

    I, somente.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II, somente.

  • D.

    II, somente.

  • E.

    II e III, somente.

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Dirigir defensivamente é reconhecer os possíveis imprevistos e procurar evitálos a tempo de se proteger. Portanto, é melhor deixar que as condições mostrem como se deve dirigir. Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que corresponde aos Elementos da Prevenção de Acidentes:

  • A.

    Conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidades.

  • B.

    Homem, via e veículo.

  • C.

    Imperícia, imprudência e negligência.

  • D.

    Ergonomia, automatismo e atos inseguros do motorista.

  • E.

    Atenção fixa, dispersiva e difusa.

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Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidente apesar dos erros dos outros e das condições adversas enfrentadas, como os descritos abaixo:

I – Luz. Exemplos: sol, farol alto.

II – Tempo. Exemplos: neblina, chuva, sol, vento.

III – Via. Exemplos: falta de acostamento, buraco, falta de sinalização.

IV – Trânsito. Exemplos: acidentes, falta de transporte coletivo, reflexos.

 V – Veículo. Exemplos: amortecedores, pneus, freio.

VI – Motorista. Exemplos: drogas, cerração, sono.

Dentre as condições apresentadas, apenas:

  • A.

    I, II, III, V e VI estão corretas.

  • B.

    II, IV e VI estão incorretas.

  • C.

    II, IV, V e VI estão corretas.

  • D.

    III, V e VI estão incorretas.

  • E.

    I, II, III e IV estão corretas.

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