Questões de Terapia Ocupacional da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Terapia Ocupacional da FUNDATEC

Dada a interrupção da cotidianidade decorrentes do processo de hospitalização, cabe ao terapeuta ocupacional planejar as ações de cuidado na perspectiva da integralidade e humanização da atenção à saúde. Sobre essas ações, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre a atuação da terapia ocupacional no campo da educação, analise as assertivas a seguir:
I. Hesita entre um trabalho no campo da educação pautada em premissas biomédicas, segregacionistas e de ações em escolas especiais e classes especiais ou na consolidação de ações na escola regular, contribuindo para o enfrentamento dos processos de exclusão ou de inclusão perversa.
II. Para a Terapia Ocupacional, as mudanças de rumo nas políticas públicas não têm forte impacto na constituição do campo, porque as políticas educativas não influenciam as práticas dos terapeutas ocupacionais.
III. O trabalho do terapeuta ocupacional na escola se limita a ações com estudantes com deficiência, não sendo necessário o desenvolvimento de ações para todos os estudantes, familiares, educadores e comunidade escolar.
Quais estão corretas?

No estudo de Lourenço et al. (2020), o qual objetivou identificar a compreensão de gestores de Unidades de Saúde da Família de municípios que não contam com CAPSij, sobre saúde mental infanto juvenil, as autoras indicaram que os profissionais relacionam as questões de saúde mental diretamente às questões econômicas e sociais vivenciadas por crianças e adolescentes. Além disso, os resultados identificaram que o cuidado com as crianças e adolescentes em sofrimento psíquico tende a ser centralizado nos seguintes profissionais: 

A infância e a adolescência foram historicamente construídas, de forma que, até o século XVIII, não havia nenhum comprometimento em termos de direitos e políticas públicas de assistência a essa população (Ayres, 2004), e muito menos com aqueles que apresentavam sofrimento psíquico. No cenário brasileiro, foi no século _______ que passaram a vigorar novas formas de entender a criança e o adolescente, assim como o cuidado ofertado aos mesmos; porém, ainda em uma perspectiva _____________. 

Conceitos como independência, autonomia, funcionalidade, bom desempenho, tão caros nas abordagens biomédica e da CIF, centradas no corpo individual, são questionados por autores, emergindo propostas de entender a deficiência no contexto da interdependência social, no enfrentamento de discriminações, preconceitos, opressões, na necessidade da participação social e de ações coletivas e políticas na solução dos problemas das diversidades. Emergindo propostas para entender a deficiência como: 

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