Questões de Terapia Ocupacional da CETREDE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Terapia Ocupacional da CETREDE

A Tecnologia Assistiva engloba um conjunto diversificado de ferramentas e dispositivos que visam melhorar a acessibilidade e autonomia de pessoas com diferentes tipos de deficiência. São recursos de Tecnologia Assistiva para melhorarem a acessibilidade e autonomia de pessoas com diferentes tipos de deficiência: 

A Tecnologia Assistiva surgiu legalmente no Brasil em 2015, com a publicação da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Nesse contexto, a Tecnologia Assistiva que auxilia pessoas com deficiência visual na leitura de textos impressos, é(são)

Em relação aos modelos de terapia ocupacional fundamentados na psicologia analítica junguiana, analise as afirmações a seguir.

I. A análise de símbolos é uma ferramenta essencial para identificar os conflitos inconscientes que influenciam as escolhas ocupacionais e o significado atribuído às atividades diárias.
II. O conceito de individuação, central na psicologia junguiana, não é diretamente aplicado à terapia ocupacional, pois se restringe à dimensão intrapsíquica do indivíduo.
III. A criação de mandalas pode ser utilizada como recurso terapêutico para acessar e reorganizar os conteúdos do inconsciente, promovendo equilíbrio emocional e fortalecimento da autonomia ocupacional.
IV. A psicologia analítica junguiana considera o inconsciente coletivo irrelevante na compreensão das ocupações humanas, focando apenas o inconsciente pessoal.

Marque a opção que apresenta as afirmações CORRETAS.

Analise as afirmativas em relação aos princípios da adequação postural para usuários de cadeira de rodas e sua aplicação na terapia ocupacional.

I. Objetiva melhorar o conforto e a estabilidade do usuário, promovendo a prevenção de úlceras por pressão, deformidades posturais e complicações secundárias relacionadas ao uso prolongado da cadeira de rodas.
II. Considera a individualidade do paciente, respeitando suas características físicas, motoras e cognitivas, promovendo a adequação postural de maneira personalizada, de acordo com suas necessidades e metas funcionais.
III. Pretende escolher acessórios posturais de maneira objetiva, pois o foco deve estar na eficácia funcional, independentemente das sensibilidades subjetivas do paciente.
IV. Concentra-se, unicamente, no posicionamento físico do usuário, sem considerar a adaptação do ambiente, visto que a postura adequada não depende do contexto ou da configuração do espaço.
V. Procrastina a consideração, os aspectos psicológicos e sociais do paciente, já que esses fatores não têm impacto direto na funcionalidade do uso da cadeira de rodas.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

A reabilitação psicossocial, conforme discutida por Kantorski e Cardano (2000), visa promover a inclusão social de sujeitos em sofrimento psíquico. Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia coerente com a reabilitação psicossocial no âmbito das políticas públicas de saúde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis