Questões de Terapia Ocupacional da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Terapia Ocupacional da CESPE / CEBRASPE

Com relação à atuação do terapeuta ocupacional em casos de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes. Por meio da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF), o terapeuta ocupacional pode realizar a análise tanto das restrições de participação das crianças em algumas tarefas como de suas dificuldades em desempenhá-las.

Com relação à atuação do terapeuta ocupacional em casos de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes. O diagnóstico de transtornos globais do desenvolvimento em uma criança é suficiente para que o terapeuta ocupacional ofereça-lhe uma predição do modo de vida, sem a necessidade de considerar os aspectos sociais e ambientais particulares da criança.

Com relação à atuação do terapeuta ocupacional em casos de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes. Os transtornos globais do desenvolvimento compreendem uma definição recente para os distúrbios que, antigamente, eram classificados dentro do conceito de esquizofrenia infantil.

Com relação à atuação do terapeuta ocupacional em casos de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes. As principais queixas recebidas pelos terapeutas ocupacionais que atuam na área de transtornos globais do desenvolvimento correspondem às inadequações no contexto social.

Durante a anamnese de uma criança com diagnóstico de distrofia muscular de Duchenne (DMD), os seguintes dados foram coletados: a criança nasceu bem, sem anormalidades no desenvolvimento, à exceção do atraso em começar a andar. Aos dezoito meses de idade, os pais observaram que a criança andava na ponta dos pés, apresentava quedas frequentes e, para se levantar, utilizava as mãos apoiadas nos joelhos, aparentemente em uma escalada pelo próprio corpo. Aos cinco anos de idade, a criança apresentou dificuldade para subir degraus e, aos seis anos, a criança passou a projetar o corpo para frente.

A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Esse caso clínico diverge do padrão de que crianças com DMD adquirem a marcha sem qualquer atraso.

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