Questões de Terapia Ocupacional da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Terapia Ocupacional da CESPE / CEBRASPE

Clara, com 37 anos de idade, casada, mãe de dois filhos, professora de química, sofreu uma queimadura acidental com ácido na parte dorsal de sua mão dominante no laboratório da escola em que trabalha. A queimadura foi classificada como de terceiro grau. Após o acidente, a paciente passou por cirurgia e atualmente encontra-se em fase de recuperação, fazendo uso de uma imobilização. A maior dificuldade de Clara atualmente é desenvolver seu trabalho profissional e realizar as atividades cotidianas. Diante de tal quadro, seu médico a encaminhou para um terapeuta ocupacional.

Considerando o caso descrito acima, julgue os itens a seguir.

Existem três fases distintas no processo de tratamento e recuperação de queimadura: fase de choque (cuidados agudos), fase de cirurgia da lesão e pós-operatória e fase de reabilitação (maturação da lesão). Como e se o paciente atravessará essas três fases depende da profundidade e extensão da queimadura.

Clara, com 37 anos de idade, casada, mãe de dois filhos, professora de química, sofreu uma queimadura acidental com ácido na parte dorsal de sua mão dominante no laboratório da escola em que trabalha. A queimadura foi classificada como de terceiro grau. Após o acidente, a paciente passou por cirurgia e atualmente encontra-se em fase de recuperação, fazendo uso de uma imobilização. A maior dificuldade de Clara atualmente é desenvolver seu trabalho profissional e realizar as atividades cotidianas. Diante de tal quadro, seu médico a encaminhou para um terapeuta ocupacional.

Considerando o caso descrito acima, julgue os itens a seguir.

A idade da paciente é irrelevante, já que a classificação e a gravidade de toda queimadura baseiam-se na causa, na profundidade, no percentual da área da superfície corporal total atingida e na localização.

A respeito do atendimento terapêutico ocupacional de crianças, julgue os itens que se seguem.

Considerando que nem sempre a melhora de componentes reflete a meta funcional, o programa de tratamento de crianças com distúrbios de aprendizagem deve priorizar a função.

A respeito do atendimento terapêutico ocupacional de crianças, julgue os itens que se seguem.

Na intervenção precoce, priorizam-se a avaliação e a intervenção no controle motor, na modulação sensorial, no controle adaptativo, no desenvolvimento sensoriomotor e socioemocional, no treino de vida diária e no brincar.

A respeito do atendimento terapêutico ocupacional de crianças, julgue os itens que se seguem.

Crianças com paralisia cerebral podem apresentar problemas de processamento sensorial. Nessa situação, uma dieta sensorial, especialmente no primeiro ano de vida, pode ser bastante útil.

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