Questões de Terapia Ocupacional do ano 2015

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Listagem de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2015

O brincar é um processo fundamental ao desenvolvimento infantil. É através dele que a criança explora o ambiente e a si mesma, adquirindo novas habilidades. O terapeuta ocupacional pode estimular a criança com deficiência intelectual por meio do brincar, a fim de promover diversos objetivos, tais como:

I. Habilidades físicas.

II. Participação social.

III. Habilidades cognitivas.

Estão corretas as alternativas

A Paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio do movimento e da postura que resulta de lesão cerebral não‐progressiva ocorrida no período inicial do desenvolvimento infantil, podendo apresentar sintomatologia variada, que caracteriza a gravidade do comprometimento neuromotor. Seu portador apresenta alterações neuromusculares como variações de tônus muscular, persistência de reflexos primitivos, espasticidade, entre outros. Assinale a alternativa que descreve corretamente o Reflexo Tônico Labiríntico (RTL).

São características ou sintomas em patologias neurológicas como na doença de Alzheimer: apraxia, anomia, circunlocução, demência e síndrome do pôr do sol.

I. Uso de forma indireta ao falar, uso de mais palavras que o necessário para expressar uma ideia.

II. Estado de confusão no final do dia e início da noite.

III. Incapacidade de nomear objetos.

IV. Declínio da função intelectual grave, o suficiente para interferir nas relações pessoais e na capacidade de realizar atividades diárias.

V. Incapacidade de executar ou realizar movimentos propositais aprendidos, apesar de ter capacidade física para sua realização.

Assinale a sequência correta das definições dos sintomas citados anteriormente.

Entender o processo de envelhecimento começa com a definição e distinção entre os termos senescência e senilidade. Assinale a alternativa que esteja relacionada corretamente com a senilidade.

Na terapia ocupacional, um procedimento necessário para o uso da atividade como exercício é a adaptação das atividades ao tratamento. Considera‐se que uma atividade adapta‐se ao tratamento quando possibilita que o “paciente” exercite a função lesada. São critérios considerados para a adaptação de uma atividade, EXCETO:

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