Questões de Técnicas em Laboratório

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Técnicas em Laboratório

Em laboratórios de microbiologia, é comum a utilização de etanol 70%(m/m) na desinfecção de bancadas e assepsia das mãos. O álcool precisa estar nessa concentração para garantir que tenha tempo adequado de agir antes de sua evaporação. Entretanto também é comum a aquisição de etanol 96°GL ou (v/v) para preparar o etanol 70% (m/m) por meio de diluição.
Para o preparo de um litro de etanol 70% (m/m), a quantidade aproximada, em mL de etanol 96°GL, é de


Dados: dágua = 1,0 g/mL
detanol96º = 0,8 g/mL

Em um almoxarifado, os reagentes químicos são separados por grupos de compatibilidade, porém sem barreiras físicas. O técnico responsável notou a formação de cristais brancos em torno da tampa de frascos de ácido clorídrico e, ao consultar a ficha de dados de segurança (FDS, antiga FISPQ) do ácido clorídrico, observou que as temperaturas de fusão e ebulição eram de, respectivamente, -114,2 °C e -85,03 °C.
Com base nessas informações, o técnico concluiu que o ácido clorídrico presente no almoxarifado

A segurança de laboratório deve estar presente em todas as ações desenvolvidas pela equipe que trabalha nesse ambiente. Entre as atividades críticas da gestão de laboratórios, pode ser apontado o gerenciamento de produtos químicos, de sua aquisição até sua destinação final, passando pela armazenagem.
A medida correta para a gestão segura de produtos químicos estabelece que

A desinfecção da água de piscinas pode ser realizada utilizando solução de hipoclorito de sódio. O íon hipoclorito e o seu ácido conjugado, formado em solução, possuem ação bactericida. No entanto, por apresentar ação oxidante e mudar o pH da água, a presença deles pode incomodar banhistas.

Considerando apenas o efeito da presença do hipoclorito de sódio, o pH aproximado da água de uma piscina, preenchida com 1000L de água, na qual se dissolveu completamente 1 mol de hipoclorito de sódio é

Dados: KaHCl0 = 2,5x10–8 Log 2 = 0,3

O meio de cultura caldo verde brilhante, adicionado de 2% de sais biliares, é utilizado para isolar os bacilos Gram-negativos do gênero Enterobacteriaceae. O corante verde brilhante e os sais biliares adicionados inibem a maioria das bactérias Gram-positivas, habitantes comuns do trato intestinal de humanos.

PELCZAR, Jr. et al. Microbiologia: conceitos e aplicações. Vol. 1, 2ª ed. São Paulo: Makron, 1996, p. 155. (adaptado)

O caldo verde brilhante com sais biliares é um meio do tipo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis