Questões de Técnicas em Laboratório

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Técnicas em Laboratório

Sabe−se que fatores como dieta, gênero e atividade física podem resultar em alterações metabólicas e, consequentemente, no resultado de exames bioquímicos. Outros hábitos como o tabagismo e o consumo de álcool também podem influenciar em alguns parâmetros laboratoriais. Considerar os seguintes analitos/testes laboratoriais:

I. Glicemia. II. Trigliceridemia. III. Sorologia para HIV I/II. IV. Hemoglobina glicosilada (HbA1c).
Caso o paciente não seja devidamente informado da recomendação de abstinência de álcool em um período de, ao menos, 72h que antecedem a coleta, quais são os marcadores que podem sofrer a influência direta dessa falha de comunicação e do consumo recreativo dessa substância previamente à coleta?

Em consonância com a conduta de biossegurança a ser seguida após acidente punctório e com material perfurocortante, analise as afirmativas abaixo:

I - Quimioprofilaxia para o HIV − A administração de antirretrovirais (ARVs) após exposição ocupacional é recomendada pela Coordenação Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde com base em estudos retrospectivos e caso-controle que identificam o efeito protetor de zidovudina (AZT) e a redução de viremia com os esquemas combinados de ARVs. A decisão de recomendar quimioprofilaxia para o funcionário exposto leva em consideração o tipo de exposição (gravidade, volume de material inoculado, profundidade) e o status sorológico do paciente-fonte (HIV+ sintomático ou não). Não é indicada em exposição com baixo risco de transmissão do HIV.
II - Profilaxia de hepatite B − A vacina antihepatite B consiste em três doses (0, 1 e 6 meses). Um indivíduo é considerado imunizado quando a dosagem de anti-HBs for maior ou igual a 10 UI/mL. A vacinação ou revacinação é recomendada como profilaxia para profissionais expostos a material biológico. A administração de Ig humana para hepatite B (HBIG) é indicada quando o paciente-fonte for positivo para HBsAg ou desconhecido e com riscos e o profissional acidentado não tiver sido imunizado anteriormente.
III - Profilaxia de hepatite C – protocolo de vacinação ou revacinação como profilaxia para profissionais expostos a material biológico.

É verdadeiro o que se afirma em:

Em relação à esterilização de vidrarias e utensílios, analise os enunciados abaixo:

I - Calor úmido (autoclavagem) – é o método de esterilização por calor úmido, um dos mais utilizados em ambientes de saúde e laboratórios. São empregados de forma combinada o calor e a pressão para alcançar temperaturas até o ponto de ebulição da água, sem ultrapassá-lo, resultando na destruição eficaz de micro-organismos.
II – Radiação ionizante – a esterilização por radiação ionizante envolve o uso de raios gama, raios x ou feixes de elétrons para destruir microorganismos por meio do aquecimento dos materiais a serem esterilizados.
III – Calor seco – a esterilização por calor seco é realizada por meio do uso de ar quente, atingindo temperaturas elevadas. Tem a mesma aplicabilidade da autoclavagem.
IV – Produtos químicos – a esterilização química envolve o uso de agentes químicos, como óxido de etileno, para destruir micro-organismos. É utilizada em materiais sensíveis ao calor e produtos farmacêuticos.

Não há erros conceituais nos seguintes enunciados:

Analise as características dos equipamentos de proteção individual definidas abaixo:

I - Óculos de proteção ampla visão – deve ser usado no trabalho com produtos químicos voláteis, para proteção contra vapores. Deve ser higienizado com água e sabão neutro.
II – Protetor auricular tipo plug – deve ser usado na operação de equipamentos ruidosos, como mixers, por exemplo. Deve ser higienizado com água e sabão neutro.
III – Luva de proteção térmica – deve ser usada no manuseio de materiais aquecidos ou resfriados, como estufas, autoclaves, fornos e ultrafreezers. Deve ser higienizada com água e sabão neutro. Higienizar com frequência a parte externa.
IV – Luva nitrílica para procedimentos – deve ser usada apenas no preparo de soluções. Deve ser higienizada com água e sabão neutro.

É verdadeiro o que se afirma em:

Destaque o método de análise química que possui as seguintes características: “baseado na comparação da cor produzida por uma reação química com uma cor padrão. De acordo com a intensidade da cor produzida, infere-se a concentração do determinado analito (substância que se quer analisar). O método mais seguro de se verificar a coloração de uma reação é através do uso do espectrofotômetro, que compara a intensidade de cor com uma cor padrão, chamada de “branco” (solução padrão em que o espectrofotômetro é zerado). É o método mais usado em análises laboratoriais de bioquímica clínica”.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis