Questões de Sociologia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da FGV

#Questão 1071042 - Sociologia, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Sociologia

A ideia de território ganha centralidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seja através da autonomia outorgada aos referenciais curriculares de cada município, estado ou do Distrito Federal, seja considerando a diversidade das juventudes e a própria experiência do estudante nas diferentes regiões e contextos. No contexto educacional, o conceito de territorialidade designa identidades, sentidos e sentimentos de pertencimento a determinado lugar ou situação social, considerando, desse modo, a concepção humana integral, cognitiva e socioemocional.

Adaptado de IGNEZ, M. Integração curricular: o que, por que e como? In https://nossoensinomedio.org.br/


As afirmativas a seguir identificam corretamente a importância da referência da territorialidade para a proposta curricular do Novo Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a. 

#Questão 1071043 - Sociologia, Política, poder e Estado, FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Sociologia

Para analisar e criticar as relações de poder, não podemos atribuir-lhes uma qualificação pejorativa ou laudatória global, definitiva e unilateral. Pois elas funcionam em termos de jogos, com táticas e estratégias, mediante a norma e pelo acaso. Caracterizam fenômenos difusos e descentralizados, mais do que as batalhas a respeito das coerções estatais. Quando analisamos as relações de poder, estamos às voltas com um poliedro de inteligibilidade, no qual o número das faces não está definido previamente e não pode jamais ser considerado encerrado de pleno direito.

FOUCAULT, M. Ética, sexualidade e política.

RJ: Forense Universitária, 2004, p. 45-55.


Com base no trecho, pode-se dizer que as relações de poder

#Questão 1071044 - Sociologia, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Sociologia

Observe a situação a seguir: uma visitante do Museu Hirshhorn (Washington) admira a serigrafia fotográfica de Barbara Kruger, intitulada “Eu compro, portanto sou” (2008). 


Imagem associada para resolução da questão


As afirmativas a seguir interpretam corretamente a cena, com base em referenciais teóricos da sociologia sobre o consumo, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 1071045 - Sociologia, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Sociologia

Sob o poder do monopólio, toda cultura de massa é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo, seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem.

ADORNO e HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento,

RJ: Zahar Editor, 1985. p. 100.


No trecho, Adorno e Horkheimer criticam

#Questão 1071046 - Sociologia, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Sociologia

Sempre defendi que os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, nascidos em certas circunstâncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas. A liberdade religiosa, por exemplo, é um efeito das guerras de religião; as liberdades civis, da luta dos parlamentos contra os soberanos absolutos; a liberdade política e as liberdades sociais, do nascimento, crescimento e amadurecimento do movimento dos trabalhadores assalariados e dos mais pobres, que exigem dos poderes públicos também a proteção do trabalho contra o desemprego. Ao lado dos direitos sociais (de segunda geração), emergiram hoje os chamados direitos de terceira geração, como o de viver em um ambiente não poluído, e os de quarta geração, referentes aos efeitos cada vez mais traumáticos da pesquisa biológica e do desenvolvimento da informática.

Adaptado de BOBBIO, N. A Era dos Direitos.

Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 9-11.


Com base no texto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a reflexão sociológica de Norberto Bobbio sobre os direitos humanos. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis