Questões sobre Teorias sociológicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias sociológicas

“A dedicação ao carisma do profeta, ou ao líder na guerra, ou ao grande demagogo na ecclesia ou no parlamento, significa que o líder é pessoalmente reconhecido como o líder inerentemente “chamado” dos homens. Os homens não o obedecem em virtude da tradição ao da lei, mas porque acreditam nele. Quando é mais do que um oportunista limitado e presunçoso, o líder vive para sua causa e “luta pela sua obra”. A dedicação de seus discípulos, seus seguidores, seus amigos pessoais do partido são orientados para a sua pessoa e para suas qualidades.” Na passagem acima, o autor destaca o carisma como sendo a fonte de poder do líder político.

Qual dos autores abaixo enfatiza que as virtudes subjetivas podem ser um elemento liderança política?

Sobre a escala de transformações nas relações globais constituída pela revolução cultural e da informação, Stuart Hall salienta que “Queiramos ou não, aprovemos ou não, as novas forças e relações postas em movimento por este processo estão tornando menos nítidos muitos dos padrões e das tradições do passado. Por bem ou por mal, a cultura é agora um dos elementos mais dinâmicos — e mais imprevisíveis — da mudança histórica no novo milênio.” HALL, Stuart, (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, p. 15-46. Deste entendimento decorre que:

I. Os indivíduos se tornam cada vez mais centralizadores dos processos;

II. As lutas pelo poder sejam, crescentemente, simbólicas e discursivas;

III. As políticas assumem progressivamente a feição de uma política cultural;

IV. Haja a reafirmação da vida cotidiana e o apego aos valores tradicionais.

Pode se afirmar que, conforme a construção do conceito de cultura no pensamento de Stuart Hall, estão corretas.

“Vivemos numa era em que “esperar” se transformou num palavrão. Gradualmente erradicamos (tanto possível) a necessidade de esperar por qualquer coisa, e o adjetivo do momento é “instantâneo”. Não podemos mais gastar meros 12 minutos fervendo uma panela de arroz, de modo que foi criada uma versão de dois minutos para micro-ondas. Não podemos ficar esperando que a pessoa certa chegue, de modo que aceleramos o encontro... Em nossas vidas pressionadas pelo tempo, parece que o cidadão (...) do século XXI não tem mais tempo para coisa alguma.”

O trecho acima reflete a percepção de homem moderno característica de qual teórico contemporâneo?

Sobre o conceito de trabalho na teoria de Marx, Piccinni e Tolfo afirmam que o trabalho, “defendido pelos detentores do capital, não tem valor ou sentido para o trabalhador que se vê impedido de exercer sua liberdade e criatividade no trabalho exercendo suas funções com um sentimento de estranheza perante o todo” (Tolfo, S. da R. & Piccinini, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, 2007, 19, 38-46)

A qual sentimento os autores se referem ao tratar do conceito de trabalho?

#Questão 599884 - Sociologia, Teorias sociológicas, IADES, 2017, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

A respeito dos marcadores sociais da diferença, julgue os itens a seguir. No Brasil e com base na teoria marxista, as desigualdades de classe podem ser definidas como proletariado, burguesia e pequena burguesia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis